Um carregamento de palmito juçara, que estava sendo transportado em uma caminhonete, foi apreendido na madrugada de sexta-feira, 16, por equipes do Batalhão Ambiental – Força Verde, na região de Antonina.
DENÚNCIA
As guarnições receberam uma denúncia e intensificaram as ações de abordagem que estavam sendo realizadas no âmbito da Operação Albatroz (Guardiões das Fronteiras), na PR-405, na zona rural de Guaraqueçaba e Antonina.

Por volta das 1h20, militares que estavam em um bloqueio montado nas proximidades da ponte sobre o Rio Cachoeira, em Antonina, visualizaram uma caminhonete Ford Ranger, cor branca, seguindo pela estrada.
O motorista, ao perceber a mobilização policial, acelerou e passou em alta velocidade pela blitz.

Imediatamente os policiais começaram um acompanhamento tático e após alguns quilômetros encontraram o veículo capotado na lateral da rodovia, que não é asfaltada. Vários feixes de palmito estavam espalhados pela pista, na caçamba e no interior do utilitário.

Ao todo, foram apreendidas 677 unidades de palmito juçara, espécie da flora brasileira ameaçada de extinção.
CONDUTOR
Ao realizar buscas nas proximidades do acidente, os policiais conseguiram localizar e prender o condutor da caminhonete. O homem, de 71 anos, estava escondido na mata.

Com ferimentos leves, ele foi encaminhado para o Hospital Silvio Bitencourt de Linhares, em Antonina.
Questionado sobre a documentação necessária para o transporte do produto de origem florestal, o motorista relatou que não possuía nenhum tipo de autorização ou documento.
Diante da situação foi lavrado um Auto de Infração Ambiental, no valor de pouco mais de R$ 203 mil.

O veículo e o palmito apreendidos foram levados para a unidade da corporação, na localidade do Cacatu.

