Em ações distintas realizadas no âmbito da Operação Sambaqui, deflagrada na última segunda-feira, 6, em Matinhos, um rapaz morreu durante confronto com equipes da RONE – Rondas Ostensivas de Natureza Especial, da Polícia Militar, uma foragida da Justiça foi presa e uma mochila, com mais de R$ 20 mil foi apreendida.
As abordagens policiais aconteceram no litoral do estado e no bairro Tingui, em Curitiba.
MOCHILA
Na madrugada do dia 8 de dezembro, equipes da RONE realizavam o monitoramento de um imóvel, no bairro Tabuleiro, em Matinhos, apontado pela Agência de Inteligência do Batalhão de Choque como o local onde indivíduos foragidos da Operação Sambaqui estariam escondidos.
Ao tentar abordar dois indivíduos que estavam no local, um deles correu para um matagal e não foi localizado.
Com o outro suspeito abordado, um rapaz, de 22 anos, os policiais encontraram uma mochila com mais de R$ 20 mil e alguns documentos falsificados.
Preso, o indivíduo foi encaminhado para o plantão da Delegacia Cidadã.
FORAGIDA
Ainda no âmbito da Operação Sambaqui, policiais civis cumpriram um mandado de prisão que estava em aberto.
O documento expedido pela Vara Criminal de Matinhos foi cumprido durante uma diligência, na tarde de quarta-feira, 8, no bairro Tingui, em Curitiba.
Uma mulher, de 31 anos, foi presa e encaminhada para a Central de Flagrantes da Capital.
CONFRONTO
Enquanto seguiam com as diligências, no intuito de encontrar outros foragidos, equipes da RONE – Rondas Ostensivas de Natureza Especial, da Polícia Militar, receberam a informação que um dos alvos da operação estava escondido em um quarto de hotel, na região central de Matinhos.
Imediatamente, várias viaturas foram para o endereço indicado, na Rua Reinoldo Scheffer, e tentaram abordar Cristiano Ferreira Alcântara, de 28 anos, vulgo “Tiano”.
Armado com um revólver, “Tiano” não obedeceu a ordem de abordagem e atirou contra a equipe. No revide, ele foi alvejado e não resistiu aos graves ferimentos.
O óbito foi constatado por socorristas do SAMU.
O quarto do hotel, onde o confronto aconteceu, ficou isolado e foi periciado pela Criminalística.
No local foi recolhido um revólver calibre .38, com três munições intactas e duas deflagradas, uma porção de maconha e certa quantia em dinheiro trocado.
Uma tornozeleira eletrônica, enrolada em papel alumínio, também foi apreendida.
O corpo de Cristiano Ferreira Alcântara foi encaminhado para a sede do IML – Instituto Médico Legal de Paranaguá, onde passou por exames complementares.
OPERAÇÃO SAMBAQUI
Durante o cumprimento dos mandados judiciais, expedidos pela Comarca de Matinhos, policiais civis e militares que participaram da Operação Sambaqui apreenderam quase meio milhão de reais, quatro revólveres, uma pistola, duas espingardas, um simulacro e mais de 20 celulares.
Também foram recolhidas e encaminhadas para a Delegacia Cidadã, quase dois quilos de crack, seis quilos de maconha e um de cocaína.
Dezenove pessoas foram presas e três suspeitos morreram em confrontos com equipes da Polícia Militar.