Uma denúncia anônima repassada para equipes da RPA – Rádio Patrulha Auto, da Polícia Militar, na cidade de Morretes, na manhã de segunda-feira, 24, resultou na apreensão de 10 cães, com sinais de maus tratos, várias armas de fogo, munição, material para caça e carne congelada de uma ave silvestre.
O material e os animais estavam uma propriedade rural, na Estrada do Ipiranga, na localidade de Porto de Cima. Uma mulher, de 39 anos, foi detida.
MAUS TRATOS
Ao verificar a informação recebida, os militares constataram que vários cachorros estavam soltos no quintal do imóvel e apresentavam sinais evidentes de maus tratos. Alguns animais estavam magros e debilitados.
Seguindo com a diligência, a equipe encontrou outros cachorros amarrados por cordas, na parte de trás da propriedade. O imóvel não possui muros ou cercas.
Em contato com a proprietária da casa, ela relatou que os animais pertencem ao marido, que não estava no local.
Questionada também sobre a prática de caça ilegal na região, a mulher confirmou a situação e disse que tinha uma ave silvestre (jacu), no congelador da geladeira.
Diante dos fatos, os policiais fizeram uma busca na parte de trás do imóvel e encontraram vários sacos de ração vazios e duas espingardas.
No interior da residência foram apreendidas munições de vários calibres, peças de reposição para as armas de fogo, chumbo, pólvora e apitos, usados para atrair animais.
Todo o material recolhido foi encaminhado para o plantão da Polícia Civil.
Os cães que estavam na propriedade rural foram levados para uma entidade de cuida de animais em situação de abandono e maus tratos.