Guarnições da Polícia Militar e equipes do Corpo de Bombeiros realizaram na noite de sexta-feira, 26, em Matinhos e Pontal do Paraná a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU)
A mobilização de forças de segurança tem como objetivo verificar o cumprimento das normas sanitárias, de segurança e de prevenção de incêndios nos estabelecimentos comerciais da região.
A AIFU fiscalizou pontos comerciais nos Balneário Riviera, Caiobá, nos bairros Mangue Seco, Tabuleiro, Centro e Bom Retiro, em Matinhos e nos Balneários Santa Terezinha e Praia de Leste, em Pontal do Paraná.
Durante a operação foram emitidas quatro autuações administrativas por irregularidades nos alvarás de funcionamento, na manipulação e conservação de alimentos e na segurança dos locais.
Oito pontos foram encontrados fechados e cinco não foram fiscalizados por falta de acesso ou por não se enquadrarem no perfil da operação.
No total, 91 pessoas foram abordadas pela AIFU, sendo que nenhuma foi presa ou conduzida. Não houve registro de aglomeração ou perturbação do sossego nos locais fiscalizados.
Vários produtos de origem estrangeira sem comprovação fiscal, como bebidas alcoólicas, essências para narguilé, cigarros e dispositivos eletrônicos para fumantes que estavam em uma tabacaria no Balneário Santa Terezinha, em Pontal do Paraná, foram apreendidos.
O Tenente Satel, da Polícia Militar destacou que a operação visa garantir o bem-estar da população que frequenta ou reside próxima aos estabelecimentos comerciais.
“As fiscalizações são feitas esporadicamente, em horários diversos, e levam em consideração as denúncias feitas pela população, assim como levantamentos promovidos pelas equipes de fiscalização”, ressaltou o oficial da PMPR.
DENÚNCIAS
As denúncias para a AIFU podem ser feitas pelos telefones 190, da Polícia Militar e 181, Disque Denúncia da Secretaria Estadual da Segurança Pública ou ainda através do e-mail [email protected].