conecte-se conosco

Obituário

Segundo Tenente Hermano Ferreira Martins, que lutou a 2.ª Guerra Mundial, falece em Antonina

Com 102 anos, diversas medalhas e diplomas de homenagem, ele é o último que veio a óbito entre 69 pracinhas antoninenses que lutaram a 2.ª Guerra Mundial na Itália

Publicado

em

Foto: Comando Militar do Sul/Twitter - Exército do Brasil

Na tarde da terça-feira, 28, a Prefeitura de Antonina emitiu nota oficial de falecimento do Segundo Tenente, Sr. Hermano Ferreira Martins, soldado que pertenceu à Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou na 2.ª Guerra Mundial junto a outros 68 pracinhas antoninenses, embarcando do Rio de Janeiro – RJ, no Brasil, em direção à Nápoles, na Itália. Segundo o município, ele foi o último do seu batalhão a vir a óbito. O Sr. Hermano, que tinha 102 anos de idade, morreu na segunda-feira, 27. Ele atuou no Departamento de Saúde da FEB, sendo encarregado de remover feridos no campo de batalha, sendo agraciado com diversas medalhas e diplomas pela sua bravura. 

“Nascido em 17 de agosto de 1921, integrou um seleto grupo de 69 pracinhas antoninenses que foram a 2ª Guerra Mundial. O Segundo Tenente, Sr. Hermano Ferreira Martins, fez seus treinamentos e integrou o 6º regimento de infantaria, regimento Ypiranga e embarcou no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1944 no primeiro contingente, que chegou em Nápoles, na Itália. Desempenhou suas funções no Departamento de Saúde como padioleiro (soldado encarregado de remover feridos do campo de batalha)”, informa o município.

Medalhas e diplomas

Segundo a nota, o Segundo Tenente atuou no resgate de muitos feridos em campo de batalha. “Em um destes resgates foi ferido pela explosão de uma granada, ficando desacordado por dois dias e meio. Terminada a guerra, o soldado Martins, como era chamado no seu pelotão, foi agraciado com a medalha Cruz de Combate e um diploma de ferimento em ação assinado pela Marechal Mascarenhas de Moraes. Entre outras homenagens e condecorações, o Sr. Hermano foi agraciado com as medalhas Max Wolf Filho e Legião Paranaense do Expedicionário. E também com a Medalha Sangue do Brasil, e Medalha da Vitória”, completa.

A Prefeitura reforça que a linda e longa história de vida do Sr. Hermano, que partiu aos 102 anos de idade, “é motivo de orgulho e inspiração para toda a nossa comunidade, viverá para sempre em nossa memória”, complementa.

Velório ocorreu no Theatro Municipal de Antonina na terça-feira, 28 (Arte: Prefeitura de Antonina)

Velório e enterro

“Neste momento de despedida só podemos agradecer, obrigado Sr Hermano. O velório do Sr. Hermano aconteceu no Theatro Municipal de Antonina. Com homenagem da Polícia do Exército (PE), o sepultamento estava previsto para ocorrer às 15h”, finaliza a Prefeitura de Antonina.

Com informações da Prefeitura de Antonina

Em alta

plugins premium WordPress