conecte-se conosco

Obituário

Falece o ex-presidente da Aciap e Clube Olímpico, Alceu Chaves

Ele foi vereador por quatro mandatos em Paranaguá. Com 80 anos, deixa a esposa Ana Maria Julião, quatro filhos e 11 netos

Publicado

em

Foto: Divulgação/Facebook

Faleceu na tarde da sexta-feira, 15, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, o ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e do Clube Olímpico de Paranaguá, bem como vereador por quatro mandatos, Alceu Claro Chaves. Comerciante aposentado, ele ocupou diversos cargos de liderança no município e no Paraná. Tinha 80 anos, deixa a esposa Ana Maria Julião, quatro filhos e 11 netos. Alceu Chaves lutava bravamente contra o câncer há cerca de cinco anos.

Nascido em 12 de agosto de 1941, Alceu Chaves atuou na Cianorte (Companhia de Armazéns Gerais Norte do Paraná), com carreira iniciada aos 15 anos, fundando posteriormente a Materiais de Construção Ivaí Ltda, quando tinha 28 anos. Foi também presidente da Fundação Municipal de Cultura “Nelson de Freitas Barbosa” e secretário-executivo do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).

Na Aciap, onde foi presidente por três mandatos, fez parte da diretoria por 30 anos, sendo conselheiro nato da entidade atualmente, atuando em prol do desenvolvimento econômico e social de Paranaguá. 

Atuou também na presidência do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Seleto por oito gestões, do Lions Clube de Paranaguá por duas gestões e foi fundador Associação dos Deficientes Auditivos de Paranaguá (ACEDA).

Na carreira política, foi fundador do Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas, único partido ao qual fez parte. Com a sigla foi vereador eleito em 1988, 1996, 2000 e 2004. Foi suplente no Legislativo em 1992. 

Lideranças lamentam falecimento

O presidente da Aciap, Eloir Martins, manifestou o seu pesar com o falecimento de Alceu Chaves. “É uma notícia triste para a nossa entidade, diretores, ex-diretores e funcionários. O Alceu foi muito importante para Aciap e para nossa cidade. Foi marcante a sua cordialidade, no trato com as pessoas. Tive o prazer de participar na sua diretoria de meio ambiente. Que o GADU o receba na Sua infinita bondade e conforte seus amigos e familiares”, destaca.

“Alceu Chaves foi presidente do Clube Olímpico de Paranaguá entre 1986 a 1988. Liderança ativa da área social, política e esportiva do município, deixará saudades e seu legado eterno em Paranaguá. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, afirma o presidente do Clube Olímpico de Paranaguá, Luiz Carlos Picanço Caetano.

Velório e enterro

O velório de Alceu Chaves acontecerá no sábado, 16, das 12h às 14h na Capela Municipal, com posterior enterro no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá. 

O falecimento gerou comoção na sociedade parnanguara. A Folha do Litoral News se solidariza com familiares e amigos de Alceu Chaves.