Chega o inverno e as mulheres se deparam com mãos e pele do rosto e do corpo ressecadas. Isso faz com que o consumo de loções hidratantes nesta época aumente. Um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) analisou como as mulheres lidam com os gastos com a beleza. Foi verificado que nos próximos três meses (a pesquisa foi divulgada em junho) os produtos que as mulheres pretendem adquirir são cosméticos, em primeiro lugar, com mais da metade das indicações (50,7%).
A venda desses produtos cresce, mas é preciso cuidado para escolher de forma consciente e entender realmente o que a pele precisa. A médica dermatologista, Márcia Costa, deu algumas dicas simples que podem fazer a diferença no inverno para chegar no verão com a pele hidratada.
DICAS
A pele no inverno tende a ficar mais seca devido aos banhos quentes, que tiram a oleosidade natural. “No calor existe o suor que acaba umedecendo a pele. Mais importante do que utilizar um hidratante, é não ressecar a pele”, disse a dermatologista. Quanto à quantidade de vezes por dia para usar o produto, ela dá a dica. “É preciso passar o hidratante quantas vezes por dia a pele pedir.”, completou.
O banho, segundo ela, não pode ser com água muito quente. O ideal é ser sempre da mesma temperatura das mãos. Isso pode garantir uma pele saudável durante o ano todo.
Os resultados de uma pele ressecada poderão ser sentidos nesta e na próxima estação. A pele que chega no verão assim já fica mais suscetível a fungos, bactérias, porque perde a barreira natural”, relatou Márcia.
COMO ESCOLHER O PRODUTO
Um produto de valor mais alto não significa, necessariamente, que será o melhor. Para escolher, é preciso ficar atento à ureia, um composto que existe em vários tipos de produtos. “A ureia é um excelente hidratante, mas se a pele estiver muito seca, ela fica muito aberta e o creme com ureia vai arder. Crianças também não podem utilizar hidratantes que tenham ureia, só se houver, no máximo, 3% do composto”, ressaltou.
Para mãos e pés, a indicação é que seja utilizado um creme que contenha ureia 20%. Mas, se houver fissuras, poderá também causar ardência
FILTRO SOLAR
No inverno, mesmo que a incidência do sol não provoque queimaduras, o uso do filtro solar é muito importante. O fator de proteção 30 já o suficiente para todos os tipos de pele nesta época.
Foto de capa: Freepik.com