O Corpo de Bombeiro Militar do Paraná (CBMPR), através do 8.º Grupamento de Bombeiros (8.º GB) Litoral, emitiu na noite de quinta-feira, 13, uma nota atualizada acerca do atendimento à ocorrência referente ao vazamento de nafta que ocorreu no terminal marítimo Terin, no momento da descarga do navio, ocorrido na noite de domingo, 9, no ramal de importação do duto de combustível líquido, no bairro Rocio, em Paranaguá, em que possui aproximadamente 1.800 metros de extensão.
AÇÕES
Após mais uma reunião com o Gabinete de Gestão Integrada, coordenada pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 9h30, de quinta-feira, 13, foi realizada reunião com todos os órgãos envolvidos no atendimento, para verificação das etapas cumpridas até o momento, além de delimitar as ações para o dia. Cada representante expôs suas percepções e propôs linhas de ação que ficaram definidas da seguinte forma: continuação do monitoramento dos índices de explosividade dentro das galerias e dutos na região.
“Confecção de dique de contenção no caso de chuvas com o intuito de evitar novo derramamento do produto tanto em via pública quanto na baía de Paranaguá. E a continuidade nas escavações para que sejam encontrados todos pontos de ruptura na tubulação subterrânea a fim de estancá-los para que não haja novo vazamento, sendo que qualquer identificação de produto está sendo feito a sucção com veículos próprios para o trabalho”, informou o Corpo de Bombeiros.
FAMÍLIAS AFETADAS
Segundo o 8.º GB, devido alguns pontos ainda possuírem nível considerado de concentração do produto perigoso, principalmente próximo as residências, as famílias que saíram das suas casas ainda não puderam retornar, sendo amparadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. As condições de tráfego de veículo no local do acidente seguem inalteradas, com isolamento das quadras ao redor do ponto crítico. “O Corpo de Bombeiros Militar agradece o apoio incondicional de todas as empresas e instituições públicas envolvidas”, agradeceu.
ANTAQ
A operação dos portos de Paranaguá e Antonina segue regular, apesar das vias de acesso às instalações estarem parcialmente bloqueadas. É o que mostra o Painel Situação dos Portos em Tempo Real da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Na noite do domingo, 9, o Terminal marítimo Terin a instalação suspendeu suas atividades depois do vazamento de nafta. “A ANTAQ segue acompanhando as ações do Terminal junto com o corpo de bombeiros para a limpeza das ruas e galerias fluviais. As operações marítimas já estão regularizadas”, disse a Antaq.
RESTRIÇÃO DE PESCA
No dia 11 de abril, o Instituto Água e Terra (IAT) emitiu uma nota solicitando que seja evitada a prática da pesca na baía de Paranaguá. A medida é preventiva em razão do vazamento de nafta, composto derivado do petróleo que apresenta riscos de toxicidade e carcinogenicidade. A restrição abrange um raio de 3 quilômetros (1,86 milha náutica) a partir do píer Público de Inflamáveis dos Portos de Paranaguá e Antonina.
O IAT reforça que já realizou coletas de amostras de água na região e encaminhou para análise laboratorial. O resultado será divulgado após o término da avaliação por parte dos técnicos. Apenas com a confirmação da não contaminação da água é que a atividade será completamente liberada pelo órgão ambiental.
PORTOS DO PARANÁ
A Portos do Paraná informa que a operação de navios no Píer Público de Granéis Líquidos está liberada, assim como o acesso rodoviário aos terminais que operam nas áreas de abrangência da emergência continua ocorrendo de forma planejada e coordenada pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Guarda Portuária.
As ações de controle estão sendo coordenadas pela Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Terin e pelo Plano de Ajuda Mútuo (PAM), da Portos do Paraná. A autoridade portuária informa que todos os recursos possíveis para auxílio no atendimento a ocorrência seguem disponibilizados pela empresa pública e por outros terminais que operam na região.
Em atendimento a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário, o Plano de Ajuda Mútuo (PAM) tem como objetivo a atuação conjunta de seus integrantes na resposta a emergências nas instalações das empresas integrantes, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, mediante a utilização de recursos humanos e materiais de cada empresa ou instituição, colocados à disposição do plano, sob a coordenação da Comissão de Gerenciamento e das autoridades competentes.
NAFTA
A nafta é um composto derivado do petróleo que serve de matéria-prima para indústrias do ramo petroquímico, usada na fabricação de substâncias como eteno, benzeno, propeno, tolueno e xilenos.
Com informações do 8.º Grupamento de Bombeiros – Litoral, ANTAQ, IAT, Portos do Paraná