Itens eletrônicos e outros materiais como pilhas, baterias e lâmpadas fazem parte do dia a dia e quando descartados de forma inadequada causam grandes impactos ambientais em virtude das substâncias químicas que os compõem. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) da Prefeitura de Paranaguá tem contêineres para o descarte destes tipos de materiais.
Podem ser deixados no local computadores sem uso, aparelhos de televisão, notebooks e seus componentes. Também há espaço para descarte de lâmpadas, pilhas e baterias velhas na sede da Secretaria que fica no Aeroparque e que serve como ponto de entrega voluntária.
Estes tipos de resíduos são classificados de logística reversa dentro do sistema. Na semana do meio ambiente, que ocorre no mês de junho, uma empresa parceira faz a retirada de todo o entulho para dar a destinação final e correta, pois estes tipos de materiais não devem ser despejados em aterros comuns.
Do segmento de materiais elétricos, as lâmpadas são consideradas lixo eletrônico e precisam de um descarte especial. Isso significa que não se pode jogar lâmpadas queimadas ou quebradas no lixo comum da sua residência ou ambiente de trabalho.
Há também um local para descarte de lâmpadas que fica próximo à Secretaria Municipal de Urbanismo que fica na sede da prefeitura, no Palácio São José.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá