Connect with us

Meio Ambiente

Quatro tartarugas são devolvidas ao mar no litoral do Paraná

Trabalho de reabilitação foi realizado por pesquisadores da UFPR (Foto: LEC/UFPR)

Publicado

em

Na segunda-feira, 10, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) reabilitou e devolveu à natureza quatro tartarugas marinhas. A soltura foi realizada em Pontal do Paraná e só foi possível depois de os animais passarem por um período de tratamento no Centro de reabilitação, despetrolização e análise de saúde da fauna marinha (CReD).

As tartarugas, três da espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas) e uma tartaruga-cabeçuda (Lepiretta), foram encontradas encalhadas e debilitadas pela população no litoral paranaense. No Centro de Reabilitação, elas passaram por exames, limpeza do casco, restabelecimento da hidratação e, através de uma alimentação balanceada, ganharam peso suficiente para o retorno à natureza. As quatro receberam microchips de identificação.

“Há cerca de 90 dias, uma tartaruga-cabeçuda um pouco diferente, com uma coloração mais amarelada e morfologia não comum, encalhou no litoral e gerou dúvidas na nossa equipe sobre sua origem e mesmo sobre qual espécie se tratava. Na segunda-feira, 10, realizamos a soltura dela e de mais três tartarugas-verde que estavam em reabilitação no centro. Tudo isso só aconteceu em virtude de muito amor, cuidado e conhecimento técnico de toda a nossa equipe”, divulgou o LEC.

Lepiretta

As tartarugas marinhas foram encontradas encalhadas e debilitadas (Foto: LEC/UFPR)

Ao chegar ao LEC, a tartaruga-cabeçuda, espécie distinta das demais, chamou a atenção da equipe pela coloração amarelada e morfologia incomum. Os pesquisadores ficaram em dúvidas sobre a espécie e origem do animal e, após análises e consulta a especialistas, descobriram que se tratava de uma espécie híbrida, com cor e peso de diferentes espécies.

De janeiro a agosto de 2020, o laboratório registrou a aparecimento de, aproximadamente, 60 tartarugas marinhas na região. 

Com informações do LEC/UFPR