Connect with us

Meio Ambiente

Prefeitura de Guaratuba e bombeiros fazem ação em turfas para evitar queimadas

Local da ação, às margens da Avenida Paraná, é um dos pontos críticos de queimadas (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

Publicado

em

Os trabalhos continuam durante esta semana

A Prefeitura de Guaratuba e o Corpo de Bombeiros deram início a uma ação de combate às queimadas em terrenos no bairro Eliane.  

A secretária municipal do Meio Ambiente, Adriana Fontes, explicou que o local da ação, às margens da Avenida Paraná, é um dos pontos críticos de queimadas. A região tem solo de turfa, o que facilita a duração do fogo, geralmente criminoso.  

Pessoas interessadas em queimar a mata para poder invadir ou mesmo ocupar seus terrenos, colocam material combustível na turfa, que fica queimando subterraneamente durante horas, às vezes, dias. Mesmo os Bombeiros têm dificuldade de apagar o fogo nesses terrenos. 

A prefeitura estava aguardando uma liberação do IAT (Instituto de Águas e Terras) para entrar com as máquinas nos terrenos para revirar as turfas e encharcar de água para umedecer o solo e, assim, dificultar novos focos de incêndio. 

Nos terrenos onde foram realizados os serviços, os proprietários identificados foram autuados e notificados. Alguns serão multados por supressão ilegal da vegetação. 

Os trabalhos continuam durante esta semana. Desde o início da manhã de segunda-feira, 11, uma equipe da Secretaria de Obras realiza a remoção de turfa em meio a um foco de incêndio que perdurava, às margens da Avenida Paraná. 

Comunicação da Prefeitura de Guaratuba