Na manhã de terça-feira, 11, foi dada a largada para a 17.ª Semana do Meio Ambiente de Paranaguá, um evento que promete mobilizar a cidade em torno de práticas sustentáveis até o dia 15 de junho.
Com o tema “Arborização e Compostagem, trilhando uma nova paisagem”, a abertura oficial aconteceu na Arena Albertina Salmon e reuniu autoridades, especialistas, ambientalistas, estudantes e a comunidade em geral.
O foco deste ano, arborização e compostagem, foi escolhido para incentivar práticas que melhorem a qualidade de vida urbana e a preservação do meio ambiente. A arborização é vital para reduzir a temperatura das cidades, melhorar a qualidade do ar e proporcionar espaços mais agradáveis para a população. Já a compostagem é uma técnica sustentável de gerenciamento de resíduos orgânicos, transformando lixo em adubo natural, fechando o ciclo dos nutrientes e reduzindo a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários. Nesta edição, aproximadamente 40 stands participam do evento.
Educação ambiental e sustentabilidade
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Marcelo Roque destacou a importância da Semana do Meio Ambiente para a educação ambiental das crianças e jovens. “É uma semana inteira de festividade, pode-se dizer assim, com estandes das empresas e cada uma com seu formato de apresentação. A prefeitura realiza a feira há 17 anos, e é muito bem organizada pela Secretaria do Meio Ambiente. É uma semana produtiva, convocamos a população de Paranaguá para participar. Todas as crianças da rede municipal de ensino têm a oportunidade de estar aqui, posso dizer que é uma educação ambiental para o povo de Paranaguá”, enfatizou.
O secretário Municipal de Meio Ambiente (Semma), Diego Delfino, ressaltou o trabalho contínuo da pasta em educação ambiental. “Nós temos um programa chamado SEMA na Escola, Escola na SEMA, onde visitamos as escolas e os alunos visitam a Secretaria do Meio Ambiente. Além disso, nosso corpo técnico visita empresas para levar ações de boas práticas ambientais. Este evento é uma oportunidade anual de discutir essas práticas e receber os alunos das escolas públicas e particulares do município para entender o trabalho que está sendo desenvolvido”, destacou Delfino.
Projetos Sustentáveis
A bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dietrich, destacou a participação ativa da empresa pública na Semana do Meio Ambiente. “Esse evento é sempre muito esperado para a gente, todos os anos a gente está presente aqui com o nosso estande. A gente sempre busca trazer informações sobre os nossos programas socioambientais, trazer ações sustentáveis que a gente tem desenvolvido nas comunidades em que a gente atua. Também é importante essa interface, tanto com a comunidade escolar que está presente aqui diariamente, e a gente tem diversas atividades para esse público, mas também para a comunidade em geral que vem conhecer e visitar o stand e ver como é que o porto se relaciona com o seu ambiente”, disse a bióloga explicando alguns dos projetos apresentados no evento. “Nós estamos com a parceria de diversas empresas que atuam conosco ali na área portuária, uma voltada ao atendimento da fauna silvestre, então a gente está trazendo esse tipo de informação, essa é uma novidade esse ano aqui. A gente tem também a empresa Ecotec que trabalha com a gente lá em Antonina na recuperação de áreas degradadas, onde estamos fornecendo mudas e explicando um pouquinho da importância dos sistemas agroflorestais para a conservação de áreas de preservação permanente. Também estamos com o projeto de saneamento ecológico, que é uma novidade bastante legal desse ano. Estamos atuando na comunidade de Eufrasina junto com a Universidade Federal do Paraná, trazendo sistemas alternativos de tratamento de esgoto para a comunidade, então o projeto que a gente está iniciando esse ano vai desenvolver ao longo de três anos. E por último, como o tema da Semana do Meio Ambiente esse ano é compostagem, a gente está apresentando também um minhocário que é utilizado no escritório, então é uma forma fácil de tratar os resíduos orgânicos, gerando o adubo”, completa.
O diretor geral da Paranaguá Saneamento, Vagner Antônio de Souza Júnior, falou sobre o projeto (Aquanave) que a Paranaguá Saneamento está apresentando nesta edição do evento. “É uma experiência bem inovadora e criativa, onde a gente pode proporcionar às crianças ou quem participar, se vocês não estão convidados para essa experiência que é bem legal mostrando e proporcionando a sensibilização com relação ao uso da água, ao meio ambiente, a importância do saneamento. É uma experiência muito legal, bem inovadora, primeira vez aqui em Paranaguá. Acho que todos vão gostar. É a Paranaguá Saneamento apoiando e participando dessa ação aqui da Semana do Meio, um dos eventos mais importantes que a gente entende que temos no ano, e que traz a pauta da sustentabilidade, do meio ambiente, é uma pauta no DNA da Iguá e da Paranaguá Saneamento”, enfatiza o diretor.
Plantio simbólico e conscientização
Encerrando a cerimônia de abertura, o prefeito Marcelo Roque, acompanhado de convidados e da equipe da Semma, realizou o plantio simbólico de uma árvore de Ipê Amarelo em frente à Arena Albertina Salmon, reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade.
A Semana do Meio Ambiente de Paranaguá é uma iniciativa que reflete o compromisso da cidade com a conscientização ambiental e a promoção de práticas sustentáveis. Com uma programação diversificada e acessível, o evento espera atrair um grande público e gerar discussões que possam resultar em mudanças concretas no dia a dia dos cidadãos.
O evento acontece até o dia 15 de junho, estando aberto à visitação nos seguintes horários: das 8h30 às 17h, nos dias 11 a 14 de junho, e das 8h30 às 11h no sábado, dia 15 de junho, na Arena Albertina Salmon.