Meio Ambiente

Praças de bolso buscam combater destinação incorreta de lixo em Paranaguá

Moradores nos bairros estão cuidando por conta própria dos novos espaços

15vownlm 1584460016

As chamadas “praças de bolso”, que estão sendo construídas pela Prefeitura de Paranaguá em bairros do município em pontos que eram usados por alguns munícipes para destinação incorreta do lixo, estão sendo aprovadas pela população parnanguara. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, o objetivo é aplicar a sustentabilidade na prática, construindo locais com material reciclável destinados ao lazer, demonstrando aos cidadãos que a limpeza e destinação correta de resíduos são responsabilidade de todos. 
De acordo com Raphael Rolim de Moura, três praças de bolso foram construídas até agora neste ano, nas localidades do Aeroparque, Samambaia e Porto dos Padres (Jaqueira). 

praça de bolso paranagua
O colombiano Tuber Orlai reside há oito meses em Paranaguá com a família e aprovou ideia inovadora e sustentável, levando seu filho para jogar bola ao lado do espaço no Aeroparque 

 

“Até o final da gestão, seguindo determinação do prefeito Marcelo Roque, planejamos construir 20 praças de bolso em Paranaguá. Este projeto vem ao encontro dos esforços da gestão em melhorar a limpeza pública de Paranaguá. Queremos mostrar para a população que precisamos da colaboração de todos neste processo. Estamos trocando locais de depósito irregular de lixo por espaços de convivência”, explica o secretário. 

POPULAÇÃO APROVA

Morando há oito meses em Paranaguá, no Parque São João, o colombiano Tuber Orlai veio com o filho e a esposa da cidade de Cali com o intuito de atuar no comércio local e aprovou a iniciativa inovadora da prefeitura. “Ficou muito bom para a comunidade, para as famílias se reunirem todos os dias. É excelente para a destinação correta de lixo, para a sociedade e para os nossos filhos”, comentou o homem, o qual estava jogando futebol com o filho ao lado da praça que fica localizada no Aeroparque e foi inaugurada neste mês.

“Ficou muito melhor que o lixão que ficava aqui antes. O povo está aprendendo, a gente sempre pede para a população colaborar, para não jogar lixo mais. Foi uma boa escolha da prefeitura esta invenção da pracinha de bolso. Antes de construir, eles pediram a nossa opinião e falamos que seria uma boa uma pracinha e eles nos atenderam”, destaca Paulo Sérgio Alves, comerciante do bairro Porto dos Padres, sobre a Praça de Bolso inaugurada em setembro pelo município próxima à área da “Jaqueira”, como é conhecida, no Porto dos Padres.

praça de bolso porto dos padres

Segundo a moradora Maria Eunice dos Santos (foto), massagista, a construção da Praça de Bolso no bairro Porto dos Padres foi algo positivo. “Melhorou 100%, pois a ‘lixarada’ estava feia, em pleno local cheio de comércio e por onde a gente passa para caminhar”, comenta. “Eu faço questão de vir varrer aqui, tirar os lixos, tudo isso para manter. Acredito que a população vai apoiar esta iniciativa em outros bairros, assim como a nossa comunidade abraçou a causa, plantou flores aqui, ajudou na pintura no resto do muro, enfim, deu continuidade ao projeto”, destacou. 

 

Você também poderá gostar

Praças de bolso buscam combater destinação incorreta de lixo em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.