conecte-se conosco

Meio Ambiente

Portos do Paraná discute segurança do trabalho e ambiental na descarga de granéis sólidos

Workshop Gerenciamento de Riscos aconteceu na quarta-feira, 22

Publicado

em

A Portos do Paraná reuniu na quarta-feira, 22, as empresas CentroSul, Rocha, Fortesolo, Harbor, Fospar e Porto Ponta do Félix para a realização de mais um Workshop Gerenciamento de Riscos, desta vez para tratar sobre a Operação de Descarga de Granéis Sólidos. É o quarto encontro setorizado entre a empresa pública e os diversos agentes portuários que atuam nos Portos do Paraná com o objetivo de mapear e aprimorar todo o processo de Saúde e Segurança do Trabalho e também proteção ao Meio Ambiente tanto no Porto de Paranaguá quanto no Porto de Antonina.

“Estamos revendo os procedimentos e focando em algumas atividades e chamando as empresas para conversar, apresentar suas atividades e esse já é o quarto Workshop que estamos realizando. O Workshop faz parte de um processo de três etapas, onde o primeiro é o próprio Workshop, onde apresentamos o nosso Programa de Gerenciamento de Riscos, a segunda etapa é o acompanhamento em campo da atividade e a terceira etapa é a revisão ou elaboração das normas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Portos do Paraná relativas ao tema”, justifica a bióloga da Diretoria do Meio Ambiente, Andréa Almeida.

É o quarto encontro setorizado entre a empresa pública e os diversos agentes portuários que atuam nos Portos do Paraná

De acordo com ela, os encontros são importantes para aproximar a empresa pública dos prestadores de serviços portuários. “É importante esse contato com as empresas que estão sujeitas às nossas fiscalizações, entender o processo com as empresas especialistas que realizam a atividade (descarga de granéis sólidos), tirar dúvidas, trocar informações, boas práticas para a gente sempre fazer os procedimentos que atendam a questão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente com o olhar da Autoridade Portuária, mas que não inviabilize a realização da atividade de alguma forma alguma. O nosso objetivo é de sempre garantir a segurança ambiental e a segurança do trabalho na prestação dos serviços portuários nos Portos do Paraná”, destaca Andrea.

Dentre as situações de riscos que podem acontecer estão o trabalho em altura, queda de homem ao mar, colisões e atropelamentos, cargas suspensas, rompimento de cabos de amarração, vazamento de óleo e combustíveis, exposição ao pó em suspensão etc. Segundo o exposto pelos operadores, todos eles devem ser combatidos com treinamento, conscientização, uso de equipamentos de proteção individuais e coletivos, avisos imediatos às empresas especializadas.

“Quando a gente veste a camisa da segurança, a gente tira a camisa dos interesses individuais de cada empresa que está aqui. Quando a gente olha para a segurança, iniciativas como esta do workshop, a gente agrega, cresce com isso porque o objetivo de todos aqui é fazer uma operação produtiva, com custo baixo, mas antes disso a gente precisa ter uma operação segura e garantir que as pessoas cheguem inteiras ao trabalho e possam ir embora do mesmo jeito ou até melhor do que chegaram”, aponta o gerente de Operação Portuária da Rocha, Leonardo da Rós.

Para a Técnica de Segurança do Trabalho/Supervisora de Qualidade do Centro Sul, Heloísa de Oliveira, discutir segurança do trabalho é um desafio muito grande, mas participar do workshop foi também um prazer e muito produtivo. “Gostaríamos de agradecer aos Portos do Paraná pela oportunidade e momento de parar um pouco, sair do nosso foco que é a operação e vir falar especificamente sobre segurança, que é o nosso maior bem”, finaliza.

Fonte: Portos do Paraná

Foto: Claudio Neves / Portos do Paraná

Em alta

plugins premium WordPress