A empresa pública Portos do Paraná participou na quinta-feira, 17, do Seminário: “O litoral em inovação, o futuro em nossas mãos”, no auditório do Instituto Superior do Litoral (Isulpar), em Paranaguá. Durante a palestra, o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, apresentou os principais projetos e ações dos portos paranaenses em andamento e previstos para os próximos anos.
O evento foi organizado pelo Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI Litoral) junto à Prefeitura de Paranaguá, ao Governo do Estado e ao Sebrae Paraná.

O executivo participou do painel Economia Azul, apresentando as iniciativas ambientais dos portos e mostrando que estas são mais inovadoras do que se possa imaginar.
“Na atividade portuária enfrentamos desafios diários, desde licenciamentos para obras e projetos até na relação porto-cidade e com comunidades locais que estão na área de influência dos portos de Paranaguá e Antonina”, explica o diretor de Meio Ambiente.
“Além disso, cada vez mais os portos paranaenses buscam atuar seguindo as melhores práticas ESG, ou seja, focado em questões ambientais, sociais e de governança”, pontua.

SEMINÁRIO
O seminário foi dividido em três painéis: Desafios e Oportunidades para a C, T & I do Paraná e do Brasil, Inova Litoral: SRI e o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Economia Azul: inovação tecnológica e novas cadeias de negócios.
O evento reuniu representantes do setor acadêmico, governo estadual, Sebrae, CREA-PR, CUFA-PR, entre outros. Ao longo do evento, as entidades defenderam e estimularam a inovação no Litoral do Paraná, com iniciativas das mais simples até as mais complexas e a necessidade de integração entre os órgãos fomentadores.
Fonte: Portos do Paraná