Meio Ambiente

Portaria do IAP restringe som ao vivo na Ilha do Mel

Novas regras proíbem utilização de bateria em apresentações musicais

a390mk6c 1584454829

A portaria 223/17 do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) entrou em vigor em dezembro do ano passado, gerando polêmica entre músicos, proprietários de bares e comunidade. O documento, que determina o uso de equipamentos de som na Ilha do Mel, tem o objetivo de preservar a parte ambiental da localidade.  

A nova regulamentação aceita música ao vivo acústica, ou seja, sem uso de baterias, até meia-noite, em dias de semana. Já nos fins de semana, feriados e festas de grande porte como Carnaval e virada de ano, o som ao vivo pode acontecer até duas horas da madrugada. O IAP esclarece, ainda, que a portaria anterior que regulamentava o uso e equipamentos de som era de 1999 e estava defasada, não atendendo às necessidades dos moradores e de preservação do local. 

“A portaria em si foi editada e trabalhada junto com o Ministério Público de Paranaguá. O que cabe ao Poder Público é determinar as regras para serem aplicadas principalmente em uma área onde você tem a Unidade de Conservação Ambiental, por isso eu não vejo problemas em estabelecermos regras para a utilização do som na Ilha do Mel, até porque quando o Poder Público não está presente fazendo essas ações, a tendência é que as pessoas passem a utilizar de forma irregular, prejudicando outras pessoas que não têm que ficar curtindo som alto até a madrugada, por exemplo”, afirmou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Harrison Camargo, essa é uma determinação do Ministério Público e o Estado está cobrando o cumprimento dela. “No dia 12 de dezembro, aconteceram reuniões abertas ao público na Ilha do Mel com as comunidades em Brasília e Encantadas.

2(52)

A nova regulamentação permite música ao vivo acústica até meia-noite em dias de semana (Foto: Divulgação)

O objetivo é orientar os empresários, ambulantes e população nativa sobre a Portaria do IAP 223/17 que trata dos horários e níveis sonoros para execução de música ao vivo e reproduzida por meios eletrônicos. A reunião teve como intuito o esclarecimento sobre os procedimentos necessários para o entretenimento na Ilha do Mel, que é um paraíso e necessita de atenção especial. Vamos cuidar da Ilha, para que as futuras gerações a conheçam como é hoje”, explica o secretário. 

CONFIRA A PORTARIA DO IAP:

PORTARIA IAP N.º 223, 
DE 04 DE DEZEMBRO DE 2017

O Diretor Presidente do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, nomeado pelo Decreto n.º 085, de 08 de janeiro de 2015, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Estadual n.° 10.066, de 27 de julho de 1992, com as alterações trazidas pelas Leis n.° 11.352, de 13 de fevereiro de 1996 e n.° 13.425, de 07 de janeiro de 2002 e de acordo com o seu Regulamento, aprovado pelo Decreto n.° 4696 de 27 de julho de 2016, RESOLVE:

Art. 1.º – É proibido perturbar o bem-estar e o sossego público ou de vizinhança com ruídos, barulhos, sons excessivos e incômodos de qualquer natureza, e que ultrapassem os níveis de intensidade sonoros previstos na Resolução CONAMA n.º 01, de 08 de março de 1990.

Art. 2.º – O horário para permissão de música ao vivo (acústico e sem bateria), som mecânico e funcionamento de equipamentos de diversão, lazer e entretenimento fica permitido até às 24h (vinte e quatro horas) ou 0h (zero hora, equivalente à meia-noite) na Ilha do Mel, todos os dias da semana, independente da temporada.

Art. 3.º – O horário para permissão de música ao vivo (acústico e sem bateria), som mecânico e funcionamento de equipamentos de diversão, lazer e entretenimento fica permitido até às 02:00 (duas horas da manhã) na Ilha do Mel para feriados, festividades de carnaval e ano novo.

Art. 4.º – Decorridos os horários supra definidos, a utilização de som deverá ser encerrada imediatamente.

Art. 5.º – Fica permitido a produção de sons e ruídos nos estabelecimentos comerciais que receberem tratamento acústico para mantê-los dentro dos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 01, de 08 de março de 1990.

Art. 6.º – De acordo com o Convênio estabelecido entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA / Instituto Ambiental do Paraná – IAP e Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária – SESP / Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde BPAmb-FV, a fiscalização dos níveis de sons e ruídos é de competência do BPAmb.

Art. 7.º – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Portaria IAP n.º 185, de 19 de novembro de 1999.

LUIZ TARCISIO MOSSATO PINTO
Diretor Presidente do 
Instituto Ambiental do Paraná

Você também poderá gostar

Portaria do IAP restringe som ao vivo na Ilha do Mel

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Portaria do IAP restringe som ao vivo na Ilha do MelAvatar de Redação

Redação