A Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, está presente na 18ª Semana do Meio Ambiente, que começou na segunda-feira, 2, e seguirá até sexta-feira, 6, no ginásio Albertina Salmon, em Paranaguá, em parceria com diversas secretarias municipais e empresas locais, reunindo ações voltadas à conscientização ambiental e sustentabilidade.
Ao chegar à feira, a população poderá visitar o estande da Paranaguá Saneamento, que apresenta uma maquete da maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da empresa, a ETE Emboguaçu, com capacidade para tratar até 167 litros de esgoto por segundo. Atualmente, a empresa conta com quatro estações de tratamento de esgoto espalhadas pelo município de Paranaguá, conforme detalha Edenilson Reveno Machado, Coordenador de Sustentabilidade da Paranaguá Saneamento.
“E isso é muito relevante para nós porque quando a gente está falando do meio ambiente a gente está falando de saúde, a gente está falando de educação ambiental. O esgoto que nós geramos é um resíduo diferente do lixo, do plástico, do papel. A gente tem as lixeiras e tem que dar o destino correto, mas o esgoto está escondido em tubulações e, é de vital importância a gente destinar esse efluente, esse esgoto, pro local correto”, explica Edenilson.

Projeto Legal
Um dos projetos da Paranaguá Saneamento é o Esgoto Legal, onde a equipe da empresa vai até a casa dos clientes e passa orientação de como fazer a ligação correta do esgoto e demais orientações. “Se a pessoa estiver conectada corretamente e o seu esgoto estiver entrando na rede da Paranaguá Saneamento, ela recebe um certificado, é dado um certificado para aquela casa que está legal, ela está contribuindo para o meio ambiente. E aqueles que não estão, é feita uma orientação para que ele conecte esse esgoto, para que ele venha para a nossa estação e ele receba o tratamento adequado”, ressaltou.
Troca do óleo de cozinha usado
Outro projeto da empresa em prol do meio ambiente é a coleta de óleo de cozinha usado. Segundo o coordenador Edenilson Reveno Machado, a Paranaguá Saneamento conta com 20 pontos de coleta espalhados pela cidade. Em cada litro de óleo doado, a pessoa recebe em troca um sabão ecológico, produzido a partir do próprio óleo coletado pela empresa. “Se esse óleo cai na rede, na tubulação, ele vai entupir, ele vai encostar, ele vai acabar entupindo e vai acabar trazendo problema. Ou para o morador que fez o descarte, ou para moradores vizinhos. Então, isso é muito importante. Então quem tem óleo, traga, leve em um dos nossos pontos e a gente vai fazer o recolhimento”, salienta.



Fotos: Folha do Litoral News
Estande da Paranaguá Saneamento na 18ª Semana do Meio Ambiente
Além da maquete, no estande da Paranaguá Saneamento, a população poderá receber flyers e gibis educativos sobre o uso correto da água e o saneamento básico, produzidos exclusivamente para a cidade de Paranaguá. Os visitantes também poderão levar para casa uma foto impressa na hora, como lembrança da 18.ª Semana do Meio Ambiente.



Fotos: Folha do Litoral News
Mensagem
Edenilson Reveno Machado, Coordenador de Sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, deixou uma mensagem em nome da empresa para a 18ª Semana do Meio Ambiente. “Um dos slogans da Paranaguá Saneamento é ‘Cuidar da água é um do jeito de nós cuidarmos de você’. A gente conta com o apoio da população em cuidar da água, em usar a água de maneira racional e também a destinação do efluente para o lugar correto. Se cada um fizer a sua parte, nós vamos ter um ambiente equilibrado para que todos nós possamos ter uma vida melhor e a gente possa desfrutar do meio ambiente”, finalizou.
Confira mais fotos:





