conecte-se conosco

Meio Ambiente

Paranaguá é representada em treinamento sobre Gestão Integrada de Resíduos

Servidor público passou por rigoroso processo de seleção

Publicado

em

Fotos: Prefeitura de Paranaguá

A Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente – ABREMA tem o objetivo mais urgente de alertar a sociedade para a importância desse setor econômico na redução dos danos provocados ao meio ambiente e no combate às alterações climáticas que ameaçam a civilização humana.

Para alcançar este objetivo as empresas associadas oferecem soluções tecnológicas que ajudam a pavimentar o caminho para uma economia circular e de baixo carbono no Brasil.

Um dos programas desenvolvidos é “Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos” que tem o objetivo de promover a capacitação de representantes municipais, de todas as regiões do país, na elaboração de planos estratégicos de gestão integrada de resíduos sólidos, com vistas a que os participantes sejam multiplicadores e possam compartilhar conhecimento e capacitar outros municípios nessa mesma temática. E Paranaguá faz parte deste treinamento.

O servidor público da Prefeitura de Paranaguá, o biólogo João Roberto Barros Macedo Silva, fez parte do processo de seleção para escolha dos participantes incluindo a apresentação dos resíduos do município de Paranaguá, uma carta de apresentação e fez a entrevista. A maior parte do processo e boa parte do treinamento são feitos em inglês, uma vez que há representantes da Suécia participando do projeto.

Paranaguá participa do programa, juntamente, com representantes de estados brasileiros como Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará. Além das palestras e práticas em grupo, o treinamento inclui a realização de visitas técnicas como a que foi feita a Central Mecanizada de Triagem (CMT), em São Paulo.

Nesta semana, o servidor de Paranaguá está na segunda etapa de treinamento que acontece em Florianópolis, em Santa Catarina onde poderão ter visitas técnicas ao Ecoponto Costeira, Mercado Lixo Zero, Centro de Valorização de Resíduos e Museu do lixo e ao Condomínio Lixo Zero.

O Programa de Treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos é uma iniciativa da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) e da consultoria Miljö & Avfallsbyrån (Milav), com recursos da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA) e aborda temas como o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado e Resíduos Sólidos, identificação dos ‘stakeholders’ para elaboração do Plano Municipal; identificação de problemas, causas, consequências e soluções na gestão de resíduos e estratégias alternativas para a gestão, coleta, transporte e tratamento de resíduos e destinação final de rejeitos.

“O treinamento contempla o conhecimento da diversidade das realidades municipais na gestão dos resíduos sólidos, problemas semelhantes, em proporções e com soluções diferentes e o objetivo é ainda fazer reunião com outros municípios do Litoral para que possamos repassar as informações que obtivermos durante todo este processo”, destacou o biólogo João Roberto.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress