conecte-se conosco

Meio Ambiente

Paraná organiza encontro inédito sobre preservação ambiental e turismo

Evento acontecerá paralelamente ao Festival das Cataratas

Publicado

em

Foto: IAT

Agentes do Turismo e do Meio Ambiente do Brasil inteiro têm uma agenda em comum no Oeste do Paraná. O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), organiza a primeira edição do Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente, Mercado Atual, Desafios e Oportunidades.

O evento é inédito no País e acontecerá paralelamente ao Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, entre os dias 31 de maio e 2 de junho. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Ciência e Tecnologia para Biodiversidade (ICTBIO), ONG que tem como objetivo contribuir para a difusão do Uso Público das Unidades de Conservação (UCs).

Para participar do evento é necessário garantir a inscrição no Festival das Cataratas, por meio do link: www.festivaldascataratas.com.

Rafael Andreguetto, diretor de Patrimônio Natural do IAT, explica que a proposta vai além de promover a discussão da pauta em âmbito nacional. A intenção, destacou ele, é debater, criar e divulgar estratégias assertivas que envolvam preservação ambiental e turismo, em alinhamento com o Marco Global da Biodiversidade – o documento quer evitar a extinção de até 1 milhão de espécies da fauna e da flora do mundo até 2030 com a proteção de 30% do planeta e a restauração de 30% das áreas marinhas e terrestres degradadas.

“A idealização do encontro surgiu diante do aumento da procura pelas Unidades de Conservação como opção de lazer, pesquisa científica e prática de esportes. Mas isso tudo pode e precisa acontecer em conformidade com a conservação e preservação ambiental”, afirmou.

“O Parques Paraná fomenta o desenvolvimento e atividade turística paralelamente à visitação das Unidades de Conservação. Também opera melhorias, promovendo a qualificação da visitação com educação ambiental, impulsionando e utilizando o turismo como instrumento para conservação. Esse modelo funciona e queremos que essa prática se expanda para todo o Brasil”, ressaltou Andreguetto.

O Estado conquistou em 2022, pela segunda vez consecutiva, o título de mais sustentável do Brasil, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados. Além disso, recebeu dois outros importantes prêmios por projetos desenvolvidos em prol do cuidado com a biodiversidade: o Prêmio Braztoa Sustentabilidade 2022 e o Prêmio A3P.

Fonte: AEN

Em alta

plugins premium WordPress