Meio Ambiente

Mutirões de limpeza nos manguezais integram ações ambientais da Portos do Paraná

Ações são feitas de forma periódica pela empresa pública no litoral

89ayel12

Uma das ações mais diretas em prol da preservação do meio ambiente realizadas pela Portos do Paraná são as limpezas de manguezais em áreas de entorno dos portos de Paranaguá e Antonina. Essenciais para a sustentabilidade, reprodução e preservação das espécies do ecossistema do litoral do Paraná, os mangues são focos de atenção da empresa pública com mutirões de limpeza. Segundo o gerente de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Thales Schwanka Trevisan, as ações são realizadas de forma periódica pela Portos do Paraná, sendo que nesta terça-feira, 23, um mutirão de limpeza ocorrerá no Trapiche do Rocio, em Paranaguá. 

“Nas limpezas dos manguezais, sempre trabalhamos com a comunidade do local, depende muito da campanha e mobilização. Sempre temos o foco de trabalhar com representantes da comunidade local, bem como tentamos utilizar também alunos de universidades”, afirma o gerente de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Thales Schwanka Trevisan. 

Trevisan reforça que é essencial a limpeza dos manguezais, uma maneira clara de atuação em prol da preservação ambiental diretamente. “O manguezal é o berçário dos peixes. Todas as espécies utilizam as áreas de manguezais, na parte de peixes, como área reprodutiva e de espécies jovens. Ele também funciona como uma proteção contra erosões. Se tem um lugar que temos que atuar, principalmente para limpezar, são as áreas de manguezal”, completa.

“O objetivo é buscar não apenas limpar, mas conscientizar as pessoas sobre a importância de manter esses locais preservados”, afirma o gerente de Meio Ambiente, Thales Trevisan

“Para a Portos do Paraná como um todo, sempre conversamos dentro da empresa pública e com pessoas de fora, que é sempre um desafio conciliar e sempre tentamos trabalhar, porque tanto o Porto de Paranaguá, como o Porto de Antonina, estão literalmente no entorno de unidades de conservação, de áreas conservadas, de áreas de preservação como um todo. Então, temos que trabalhar para manter isso funcionando”, explica Trevisan.

O gerente ressalta que as ações de limpeza de mangues realizadas pela Portos do Paraná são periódicas. “Temos um programa específico de manguezais e uma das campanhas periódicas que fazemos são as limpezas. Elas variam nas áreas de entorno dos manguezais, têm vezes que limpamos a área do Rocio, atuaremos em Antonina, trabalhamos também na área da Oceani, entre outras. O objetivo é buscar não apenas limpar, mas conscientizar as pessoas sobre a importância de manter esses locais preservados”, finaliza o gerente de Meio Ambiente, Thales Trevisan.

Ação no Trapiche do Rocio na terça-feira

Segundo a Portos do Paraná, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Conservação dos Manguezais, em 26 de julho, a Portos do Paraná realizará um mutirão de limpeza de mangues no Trapiche do Rocio nesta terça-feira, 23, a partir das 9h30.  “Alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e representantes da Associação de Moradores do Rocio foram convidados a participar do evento, que conta com o apoio do Governo do Paraná, da Pavi Serviços Ambientais e da Cia Ambiental. Equipamentos de segurança e sacos de lixo serão distribuídos entre os participantes durante esta ação, que é realizada semestralmente pela empresa pública e faz parte das medidas compensatórias dos portos paranaenses”, finaliza a assessoria.

“Temos um programa específico de manguezais e uma das campanhas periódicas que fazemos são as limpezas. Elas variam nas áreas de entorno dos manguezais”, explica Trevisan / Foto: Arquivo – Portos do Paraná
Mutirões de limpeza nos manguezais integram ações ambientais da Portos do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Mutirões de limpeza nos manguezais integram ações ambientais da Portos do Paraná

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.