conecte-se conosco

Meio Ambiente

Mutirão de limpeza na Ilha dos Valadares contou com vários voluntários no Mar de Lá

Ação foi coordenada pela Portos do Paraná

Publicado

em

Na tarde de quarta-feira, 15, uma ação ambiental ocorreu na região do Mar de Lá, na Ilha dos Valadares, em Paranaguá. A atividade foi coordenada pela empresa pública Portos do Paraná e contou com o apoio da Prefeitura de Paranaguá e vários parceiros e entidades, que se reuniram no Complexo Esportivo Mário Marcondes Lobo.

O mutirão de limpeza teve a participação de alunos dos colégios instalados no Valadares, que sob a supervisão dos professores, puderam colaborar com o mutirão. Todos receberam kit completo para a atividade, como luvas, sacos plásticos, sacolas, itens para a proteção do voluntário.

Tiago Vernize Mafra é o gestor ambiental da Cia Ambiental e deu detalhes sobre o mutirão

Tiago Vernize Mafra, gestor ambiental da Cia Ambiental, empresa contratada pela Portos do Paraná, explicou que a ação foi solicitada pelos moradores da região. “Fizemos uma atividade de limpeza de mangue, algo que é corriqueiro pela Portos do Paraná, e nós como equipe contratada da Cia Ambiental fizemos o suporte desta ação. Essa atividade foi solicitada pelos moradores locais, devido ao grande acúmulo de resíduos nas redondezas do Mar de Lá. Fizemos uma visita, verificamos a situação e articulamos parceiros para executar este trabalho. São vários grupos locais, secretarias da Prefeitura de Paranaguá, outras empresas, e a atividade centralizada pela Portos do Paraná. É mais uma ação de conscientização ambiental e os resíduos coletados serão destinados para a Associação Nova Esperança, que é uma associação de materiais reciclados da Ilha dos Valadares e o material não reciclado a prefeitura fará a coleta e destinará para o aterro sanitário”, contou.

Além de alertar sobre a correta destinação de resíduos e a importância da preservação do meio ambiente, foram realizadas atividades culturais, com encerramento às 18h, no Complexo Esportivo Mário Marcondes Lobo, no Mar de Lá e apresentação dos tradicionais grupos de fandango da região.

A ação visa cuidar dos manguezais através do grande mutirão de limpeza no Mar de Lá. Com a participação de várias instituições locais, a ação buscou a conscientização da população em geral sobre a correta destinação de resíduos e a importância da preservação dos manguezais. Espaços foram montados no Complexo Esportivo Mário Marcondes Lobo para expor trabalhos das entidades parceiras no evento.

Jaqueline Dittrich, bióloga e analista portuária, contou quais resíduos as equipes costumam encontrar em mutirões de limpeza nos manguezais. “Geralmente encontramos resíduos plásticos, mas também muito entulho, restos de construção civil, às vezes até eletrônicos, como geladeira, televisão, sofá, e por aí vai. A população deve ficar atenta aos dias em que a prefeitura faz a coleta e evitar depositar resíduos de forma irregular nos manguezais e nos barrancos da região”, disse.

Aline Pschera, superintendente de fomento e incentivo a cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Paranaguá, destacou o apoio da administração municipal no evento de educação ambiental. “Nós da prefeitura estivemos apoiando o evento. Essa é a sementinha que temos que plantar para ensinar as pessoas nesta ação de conscientização ambiental qual a forma correta de destinação dos resíduos, a separação dos materiais e também para que este lugar aqui do Mar de Lá possa receber mais turistas e que possamos incentivar e fomentar a cultura no local”, relatou.

Embarcações foram destinadas para a ação para que os voluntários pudessem chegar a lugares de difícil acesso e coletar materiais que acabam se concentrando entre árvores e em morros. Durante o ano, a Portos do Paraná realiza várias ações de conscientização ambiental entre os colaboradores e em localidades marítimas.

Confira as fotos da ação: