conecte-se conosco

Meio Ambiente

Mutirão de limpeza de manguezais da Portos do Paraná recolhe mais de 600 quilos de resíduos

Ação mobilizou universitários, moradores da região e empresas parceiras

Publicado

em

Entre os materiais mais recolhidos estão plásticos e garrafas de bebidas alcoólicas. Também foram removidas peças de roupas e calçados. / Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná

A Portos do Paraná recolheu 615kg de resíduos durante um mutirão de limpeza no Trapiche do Rocio, em Paranaguá, na terça-feira, 23. Alunos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), representantes da Associação de Moradores do Rocio, do Governo do Paraná, da Pavi Serviços Ambientais e da Cia Ambiental participaram da ação.

O mutirão aconteceu na semana em que se comemora o Dia Mundial da Conservação dos Manguezais, 26. “Os mangues são ecossistemas extremamente importantes para o estuário aqui de Paranaguá, afinal, eles são os berçários de diversas espécies. No entanto, os manguezais também são muito frágeis e, por isso, é importante fazer estes mutirões de retirada de resíduos, que impactam na fauna e flora locais”, explicou a bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich.

Ao todo, foram retirados 615kg de resíduos dos manguezais, sendo 543,04kg de produtos não recicláveis. Entre os materiais mais recolhidos estão plásticos e garrafas de bebidas alcoólicas. Também foram removidas peças de roupas e calçados. “A maioria dos materiais que a gente encontrou não foram descartados aqui, eles acabaram vindo direto com a maré. Então ele vem de diversas partes do país e acabam parando aqui”, explicou a gestora ambiental da PAVI, Raphaela Caetano.

Entre os materiais mais recolhidos estão plásticos e garrafas de bebidas alcoólicas. Também foram removidas peças de roupas e calçados

Equipamentos de segurança e sacos de lixo foram distribuídos entre os participantes durante a ação, que é realizada semestralmente pela empresa pública e faz parte das medidas compensatórias dos portos paranaenses.  “A gente está sempre junto, porque é muito importante pra quem mora em uma região de risco, como é a nossa. A sujeira do mangue é muito ruim para a gente”, explicou a presidente da Associação de Moradores do Rocio, Maria Guilhermina.

Entre os voluntários da Unespar, estava o universitário de ciências biológicas, Victor Hugo Santopietro, que participou pela segunda vez do mutirão. “Desde pequeno a gente aprende a dar valor à sustentabilidade, ao que a natureza é e o papel dela em todas as formas de vida, não só as nossas. Então estar aqui ajudando o meio ambiente é um privilégio”, comentou Santopietro. O próximo mutirão da Portos do Paraná será realizado nesta sexta-feira (26), às 13h, na Ponta da Pita, em Antonina.

O mutirão aconteceu na semana em que se comemora o Dia Mundial da Conservação dos Manguezais

Mutirões de limpeza

Outro grande mutirão de limpeza realizado pela Portos do Paraná aconteceu em novembro do ano passado na Ilha do Mel. Com apoio da população local, foram recolhidos 910,9 quilos de resíduos. Deste total, 885,7 foi apenas de garrafas de vidro, sendo o restante de isopor, rejeitos e outros materiais.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Já em março deste ano, a Portos do Paraná, em conjunto com a prefeitura de Antonina, reuniu dezenas de pessoas no mutirão de limpeza dos manguezais e no combate à dengue, em Antonina. Ao todo, 560 quilos foram recolhidos da região, incluindo plástico, sucata, vidro e até um pneu que foi removido com auxílio de um gancho.

FIMI Drone Camera

Fonte: Portos do Paraná

Em alta