Profissionais atendem na sede da Semma no Aeroparque e de forma itinerante pelos bairros
Na última semana, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou um balanço positivo do atendimento veterinário gratuito realizado por médicos veterinários e funcionários do município. Segundo a pasta, de 250 a 300 atendimentos são realizados mensalmente pela Semma em sua sede no Aeroparque e de forma itinerante nos bairros do município. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, o saldo é positivo pela possibilidade de atendimento aos animais de estimação como gatos e cães, principalmente de tutores sem condições financeiras de pagar o atendimento veterinário particular. Além disso, a perspectiva é melhorar o que já está consolidado, através da construção em andamento de um novo Centro de Atendimento na sede da Semma.
De acordo com a médica veterinária e diretora do departamento veterinário da Semma, Fabíola Frizzo, diariamente são distribuídas dez senhas para a população, no entanto normalmente são atendidos mais de dez animais por conta de emergências. "A média é de 250 a 300 atendimentos mensais. Somente no mês de julho foram realizados 326 atendimentos”, explica. “O atendimento gratuito é de extrema importância, principalmente para as pessoas mais carentes. Sabemos que nem todos podem pagar uma consulta particular, mas todos os animais merecem cuidado e atenção. Por mais que o atendimento gratuito seja preferencialmente para a população de baixa renda, todos os munícipes têm direito", complementa.
"Não realizamos procedimentos como cirurgias, internamentos, aplicação de vacinas. Os nossos veterinários realizam o atendimento ambulatorial, fornecem a medicação imediata, quando necessário, e prescrevem a receita. É de responsabilidade do tutor do animal a compra do remédio para a continuação do tratamento indicado pelo profissional”, afirma a médica veterinária.
ANIMAIS ABANDONADOS
Além dos animais com tutores, outro foco da Semma é o atendimento de animais abandonados. “No período da manhã, o atendimento é voltado aos animais que estão na secretaria. Animais abandonados, vítimas de maus-tratos ou acidentes são encaminhados para a sede e passam por tratamento até que se recuperem e estejam aptos para adoção. Além de cães e gatos, os cavalos que são resgatados, muitas vezes em condições físicas precárias, também são encaminhados para adoção", explica a diretora.
Outro processo importante é o de adoção de cães e gatos, que funciona de forma simples e é disponibilizado a todos os cidadãos na sede do Aeroparque. "Para adotar é necessário ser maior de 18 anos e ir até a sede da Semma munido de um documento com foto. Após escolher o animal, o novo tutor preenche uma ficha se responsabilizando pelo bichinho. Para adotar um cavalo, é necessário protocolar o pedido no prédio da prefeitura. Vale ressaltar que o abandono de animais é crime previsto no artigo 164, do Código Penal Brasileiro”, ressalta Fabíola.
Raphael Rolim de Moura, secretário de Meio Ambiente, explica que novo centro de atendimento irá melhorar ainda mais o setor de atendimento veterinário da Semma
CENTRO DE ATENDIMENTO E SEMMA MÓVEL
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, um importante avanço no atendimento veterinário público está em andamento: o novo Centro de Atendimento Veterinário da Semma. “Com isso, o objetivo é oferecer um melhor tratamento aos animais da nossa cidade e maior conforto aos tutores. O Programa de Proteção Animal é a concretização de todas as ações que a Semma está fazendo. Atendimento veterinário gratuito, recolhimento de cavalos soltos pela cidade, resgates de animais em situação de risco, feira de adoção, educação ambiental, entre outros trabalhos realizados”, destaca o gestor.
Outra conquista para o município foi o atendimento veterinário gratuito itinerante nos bairros por meio do projeto "Semma Móvel". "Sabemos que muitos moradores em bairros distantes da sede da Semma não têm como transportar o animal. Começamos atendendo apenas os bairros de Alexandra e Ilha dos Valadares, atualmente percorremos todos os bairros do município. O atendimento funciona das 8h30 às 11h e são realizados, em média, sete atendimentos por dia, depende muito do bairro. Divulgamos o cronograma no início de cada mês na página da Semma no Facebook”, explica a diretora Fabíola.
“O atendimento veterinário gratuito, tanto na sede da Secretaria quanto o itinerante, só tende a melhorar. A criação do novo centro de atendimento, o novo itinerário do Semma móvel, além dos fiscais que estão sempre atentos às denúncias de maus-tratos e abandono comprovam isso. O nosso departamento veterinário trabalha diariamente em prol do bem-estar dos animais do município”, finaliza Raphael de Moura.