conecte-se conosco

Meio Ambiente

Mudas de pau-brasil são plantadas no Colégio Estadual Cívico-Militar Helena Viana Sundin

Iniciativa é do Rotary Club de Paranaguá Rocio

Publicado

em

Duas mudas de pau-brasil foram plantadas na manhã de sábado, 23, nas dependências do Colégio Estadual Cívico-Militar Helena Viana Sundin, em Paranaguá. A iniciativa é do Rotary Club de Paranaguá-Rocio e visa a fazer com que os estudantes conheçam e valorizem a planta, a qual marcou o primeiro ciclo econômico do Brasil no século XVI.

“O plantio do pau-brasil é um projeto bem antigo do nosso clube de Rotary e já foram plantadas mudas da árvore em vários colégios. Essas que plantamos no Colégio Estadual Cívico-Militar Helena Viana Sundin nós conseguimos através de uma parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), do Governo do Estado”, explicou Edson Araújo, presidente do Rotary Club de Paranaguá Rocio.

Na programação do Rotary, outras mudas serão plantadas em Paranaguá. “Já temos pré-fixado, só estamos esperando o momento oportuno, para plantarmos na Delegacia Cidadã, que fica na Vila São Vicente, e na Câmara Municipal de Vereadores, no bairro Ponta do Caju”, adiantou Araújo.

A mudas foram plantadas pelos alunos, professores e rotarianos

A iniciativa vem sendo realizada na cidade há mais de 10 anos. O Rotary Club de Paranaguá Rocio executa este projeto nas escolas, fazendo com que os estudantes conheçam e valorizem a planta. Desta forma, há uma conversa com os estudantes para que seja destacada a importância da árvore para o meio ambiente.

“Aproveitamos que estão ocorrendo às aulas presenciais no colégio, reunimos parte dos alunos e explicamos a importância deste projeto, tendo em vista que essa árvore está supostamente extinta no nosso país. Nós, com a responsabilidade ambiental, fomos plantando e informando à juventude da importância para não deixar extinguir e também do outro lado ajudar o meio ambiente”, contou o presidente do Rotary Club de Paranaguá Rocio.

De acordo com o Rotary, busca-se com o plantio incentivar primeiramente as crianças e adolescentes a preservar a natureza, e como é um símbolo do país, procura-se levar algo didático, falando da importância do pau-brasil e da preservação, plantando e cuidando das árvores.

A iniciativa vem sendo realizada na cidade há mais de 10 anos

Quando adultas, as árvores se cobrem de flores amarelas de outubro a novembro e podem atingir de 15 a 30 metros de altura.

Em alta