Na segunda-feira,5, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou balanço apontando um alto número de encalhes de animais marinhos mortos no litoral do Paraná. Segundo o LEC, entre o sábado, 4, e o domingo, 5, cerca de 100 animais, em sua maioria pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), tartarugas-cabeçuda (Caretta caretta) e tartarugas-verde (Chelonia mydas), foram resgatados com acionamento da equipe através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) por meio de 26 ações.
De acordo com o LEC, a maior parte dos encalhes ocorreram em Guaratuba e Pontal do Paraná. De acordo com a bióloga e coordenadora do PMP-BS/UFPR, Camila Domit, as condições ambientais como a intensidade do vento entre sexta e sábado possivelmente ocasionou o aumento dos encalhes registrados em curto tempo, entretanto, a causa da morte dos animais, está sendo investigada e por estar relacionada a outros fatores. “Nesta época do ano é comum encontrarmos em nosso litoral tanto espécies migratórias como as residentes. O aumento da ocorrência de animais na zona costeira resulta em maior risco de interações destes com as atividades humanas e a mortalidade dos animais em nosso litoral”, completa.
“Alguns dos animais resgatados sem vida serão encaminhados para necropsia e somente após análises biológicas será possível descobrir a causa da morte”, completa o LEC.
Pandemia e alerta
As equipes do LEC, além de atuarem em prol do meio ambiente local, acabam percorrendo todas as praias do litoral e, com isso, possuindo uma visão ampla do número de banhistas e comportamento, algo que serviu para que o laboratório concedesse um alerta quanto à pandemia da Covid-19. “Outro ponto muito importante que chamou a atenção dos profissionais em campo neste feriado foi encontrar a maioria das pessoas nas praias sem as medidas sanitárias protetivas contra o Coronavírus”, alerta.
“Fortalecendo as recomendações internacionais de saúde pública, reforçamos que os veranistas, turistas e moradores usem máscaras e mantenham o distanciamento social ao abordar as equipes que fazem o resgate dos animais”, ressalta o laboratório.
Acionamento do LEC
Caso a pessoa encontre pinguins e animais marinhos feridos ou mortos nas praias do litoral paranaense, ela pode entrar em contato com o telefone 0800 642 3341, acionando a equipe de resgate do LEC. “Nós também atendemos aos chamados via whatsapp, pelo telefone (41) 99213-8746”, finaliza a assessoria.
Com informações do LEC/UFPR
Foto: LEC/UFPR – Divulgação