Meio Ambiente

Iguá Saneamento reforça compromisso ambiental por meio da conscientização e parcerias para descarte correto do óleo de cozinha usado

Companhia promove a destinação adequada de óleo usado com objetivo de evitar a contaminação da água e do solo e promover a preservação de redes de esgoto

tmfxawyf

Seja por meio da pia, ralo ou vaso sanitário, o descarte irregular do óleo de cozinha impacta diretamente no saneamento básico, provocando obstrução do encanamento com camadas de gordura, acúmulo de sujeira e atração de pragas urbanas que podem disseminar doenças.

Para evitar estes danos, quatro concessionárias da Iguá Saneamento – Paranaguá Saneamento, Iguá Rio, Águas Cuiabá e Sanessol – fazem a arrecadação de óleo de cozinha usado e o encaminham para a reciclagem, visando a redução do impacto ambiental e a promoção da educação socioambiental.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e o IBGE, os brasileiros despejam cerca de 1 bilhão de litros de óleo incorretamente a cada ano. Para se ter uma ideia do estrago gerado por essas substâncias, um único litro de óleo descartado de forma errada pode poluir o equivalente a 20 mil litros em cursos d´água.

E os malefícios não param por aí: caso chegue ao solo, o óleo o impermeabiliza, podendo causar enchentes, além da contaminação dos lençóis freáticos. Sua decomposição nos aterros sanitários libera gás metano, que é altamente poluente, aumenta a temperatura e interfere no clima do planeta, contribuindo para o aquecimento global.

Por todas essas razões a Iguá Saneamento, por meio de suas quatro operações, promove a coleta e a conscientização sobre seu descarte correto. Se reciclado, esse óleo pode ser transformado em sabão em barra e até em biodiesel.

“O óleo de cozinha usado é altamente poluidor sobre o solo e principalmente sobre a água. Reciclar, reaproveitar e reduzir o impacto deste resíduo no meio ambiente é um dever de todos nós”, afirma João Roberto, Diretor Institucional e de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento.

Operações e Parcerias

Pioneira nesta iniciativa entre as concessionárias do grupo, a Paranaguá Saneamento (PR) já arrecadou – em pouco mais de um ano de coleta – mais de 3.000 litros de óleo de cozinha usado, poupando mais de 34 milhões de litros de água (número equivalente a mais de 13 piscinas olímpicas). Por meio de uma parceria com o Projeto Preserve Ambiental, o óleo arrecadado é transformado em sabão e distribuído à população que destina corretamente seu insumo: para cada litro de óleo usado doado, o cidadão recebe uma barra de sabão e evita que esse tipo de resíduo siga para as tubulações de esgoto. Atualmente existem 19 pontos de coleta de óleo usado em toda a cidade.

Em Mirassol (SP), o projeto Reviva Óleo, realizado pelo Lions Club com apoio da Sanessol, envolve as todas as escolas da rede pública de ensino da cidade, totalizando 4 mil alunos da educação infantil e fundamental 1, com idades entre 04 e 11 anos. São realizadas palestras de conscientização sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado e mobilizações para arrecadar esses resíduos. Todo volume captado é transformado em biodiesel e a empresa coletora doa alimentos e óleo novo que são entregues para instituições sociais de Mirassol. Só em 2023, foram arrecadados aproximadamente 6 mil litros de óleo usado e as instituições receberam 1,8 mil litros de óleo novo e 1,2 mil quilos de arroz.

No Rio de Janeiro, onde a Iguá Rio responde pelo abastecimento de 1,2 milhão de pessoas, a empresa mantém 11 pontos de coleta – 7 deles na capital fluminense, 2 em Paty do Alferes e 2 em Miguel Pereira – e todo o óleo arrecadado é destinado para iniciativas de reciclagem.

Desde junho de 2023 quando o programa foi implantando, mais de 1.070 litros de óleo usado foram encaminhados ao descarte correto por meio de parcerias locais evitando danificações nas tubulações internas das residências e na rede de esgoto.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Em Cuiabá, de janeiro a dezembro de 2023 mais de 2 mil serviços de desobstrução e limpeza foram realizados pela Águas Cuiabá, concessionária do Grupo Iguá, responsável pelos serviços de saneamento básico da capital mato-grossense. O óleo de cozinha é um dos resíduos que afeta o funcionamento das redes coletoras de esgoto quando descartado incorretamente. Mas, para minimizar o problema da obstrução das tubulações, a companhia, junto com a Biofour Reciclagem, instalou doze pontos de coleta de óleo usado localizados em suas lojas de atendimento e estruturas.

“É preciso conscientizar a população que o descarte irregular de óleo de cozinha impacta no saneamento básico. E saneamento básico está intimamente ligado à saúde e bem-estar da população”, conclui João Roberto.

Fonte: Paranaguá Saneamento


Iguá Saneamento reforça compromisso ambiental por meio da conscientização e parcerias para descarte correto do óleo de cozinha usado

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.