Meio Ambiente

LEC realiza soltura de Gaivotão no litoral do Paraná

Ave foi encontrada com tumor retirado em cirurgia

wmqb46nb

No último dia 3 de outubro, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), anunciou por meio de suas redes sociais, que realizou a soltura de uma ave Gaivotão (Larus dominicanus) em Pontal do Paraná, no balneário Pontal do Sul. O animal havia sido encontrado debilitado em trecho de praia em Pontal do Sul/Flamingo com um tumor, algo que foi removido pelas equipes do LEC, sendo o animal reabilitado e devolvido à natureza.

“Quando foi resgatada pela equipe do PMP-BS/LEC/UFPR, chegou debilitada ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (CReD) – localizado em Pontal do Paraná e coordenado pelo LEC-UFPR. Nossa equipe de médicos veterinários fez uma avaliação minuciosa e identificou um tumor na glândula uropigial, uma glândula secretora de óleo que permite a impermeabilização – ou seja, torna as penas das aves à prova d’água para que possam mergulhar no mar em busca de alimentos”, detalha o LEC.

Segundo o LEC, após cirurgia para remoção do tumor feita com sucesso, a gaivota se recuperou de forma rápida. “Com um mês de cuidados e reabilitação no CRED/UFPR, já estava pronta para explorar o céu, o mar e as ilhas paranaenses que são seu lar”, detalha. “Agradecemos a todos que apoiam o trabalho do PMP-BS/LEC-UFPR, acionando nossa equipe ao encontrar animais marinhos debilitados. Cada vida é muito importante, e juntos podemos fazer a diferença na conservação do oceano e das espécies marinhas”, completa.

“A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No estado do Paraná, Trecho 6, essa condicionante é realizada pela equipe LEC/UFPR (@lecufpr e www.lecufpr.net)”, detalha o LEC.

O que fazer ao encontrar animais marinhos mortos ou debilitados

“Ao encontrar uma ave debilitada nas praias do Paraná, acione a equipe do PMP-BS/LEC-UFPR. Siga as recomendações de não se aproximar, não fornecer alimentos e afastar animais domésticos”, informa a assessoria. O acionamento pode ser feito pelo telefone 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 99213-8746.


Com informações do LEC/UFPR – PMP/BS


LEC realiza soltura de Gaivotão no litoral do ParanáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

LEC realiza soltura de Gaivotão no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar