Meio Ambiente

LEC da UFPR completa 16 anos de história no litoral do Paraná

Laboratório atua de forma ininterrupta na região com foco na ciência, conservação e formação de futuros profissionais

17n0c1

No domingo, 8, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), situado em Pontal do Paraná, completou 16 anos de história e atuação no litoral paranaense. Com foco na promoção da ciência, na conservação do meio ambiente e das espécies, bem como formação de futuros profissionais, o Laboratório atua de forma ininterrupta, com ações contínuas, devolução de animais marinhos ao seu hábitat natural, resgates, pesquisas científicas e foco contínuo na educação e na ciência. 

“Há 16 anos, o LEC-UFPR começou uma jornada de dedicação à ciência, à conservação e à formação de futuros profissionais. Nesse tempo, construímos uma história repleta de conquistas, parcerias e desafios, sempre com o compromisso em comum de conservação da natureza e bem estar para todos desta e das próximas gerações”, destaca o LEC.

Segundo o LEC, na data do aniversário, foi celebrado “cada momento vivido, cada pesquisa realizada, cada vida marinha resgatada”, completa. “Agradecemos a todos que fizeram parte dessa trajetória e que continuam ao nosso lado, trabalhando por um oceano mais saudável. Essa história é nossa, e ela continua. Vamos juntos por muitos anos mais”, finaliza o Laboratório. 

Soltura de animais em agosto

De acordo com o último balanço divulgado pelo LEC, o Laboratório, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a soltura de 13 aves marinhas no litoral do Paraná. “No dia 7, um petrel-gigante voltou à natureza após 30 dias de reabilitação. No dia 15, mais quatro aves foram soltas: dois biguás, uma fragata e um atobá, todos plenamente recuperados. Para fechar o mês com chave de ouro, oito pinguins-de-Magalhães foram soltos após receberem os cuidados necessários da nossa equipe do LEC/UFPR via ações do PMP-BS”, detalha. 

“Cada animal atendido em nosso centro de reabilitação (CReD) é um desafio e demanda muitos esforços coletivos. A oportunidade de soltura representa o compromisso e a dedicação de nossos profissionais junto a conservação da biodiversidade marinha”, finaliza o Laboratório de Ecologia e Conservação.

Com informações do LEC/UFPR


LEC da UFPR completa 16 anos de história no litoral do ParanáAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Editor-chefe da Folha do Litoral News. Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.

LEC da UFPR completa 16 anos de história no litoral do Paraná

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.

Você também poderá gostar