conecte-se conosco

Meio Ambiente

Seis gaivotões foram devolvidos à natureza pelo LEC em Pontal do Paraná

Animais foram resgatados com intoxicação no sistema digestório

Publicado

em

Foto: Divulgação/LEC

Em dezembro, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizou a soltura de seis aves marinhas da espécie Gaivotão (Larus dominicanus) que foram resgatadas em praias do litoral do Paraná. A maior parte dos animais foi encontrada com sinais de intoxicação no sistema digestório, enquanto uma delas apresentava quadro de infecção no sistema circulatório, sendo recuperadas pelas equipes do LEC e devolvidas à natureza em Pontal do Paraná no balneário Pontal do Sul.

Um dos gaivotões foi solto em 23 de dezembro pela manhã após 19 dias de tratamento pela equipe do LEC da UFPR por meio do PMP-BS. “A ave foi encontrada em Matinhos, no início do mês, dia 4. O resgate foi realizado pelos técnicos de monitoramento @kamilamaier e @niquimba, e reabilitado pela nossa equipe multidisciplinar”, ressalta.

“Quando resgatada a gaivota estava com sinais de intoxicação no sistema digestório e após tratamento teve uma boa resposta aos procedimentos. Reabilitada a  ave marinha pode voltar para casa”, informa o LEC.

Uma das aves, solta no dia 23 de dezembro, foi resgatada em Matinhos (Foto: Divulgação/LEC)

Soltura de cinco aves de uma vez

No dia 15 de dezembro, o LEC devolveu à natureza cinco gaivotões. “Quatro das cinco aves tratadas pela equipe multidisciplinar do LEC foram diagnosticadas com intoxicação no sistema digestório. A outra ave apresentou diagnóstico de infecção no sistema circulatório. As cinco foram tratadas para recuperarem a saúde, conforme cada caso. Todas responderam bem ao processo e puderam voltar à natureza”, salienta a assessoria.

“O animal LD23 foi resgatado no dia 30 de novembro pelos policiais em Caiobá. Nossos técnicos de monitoramento @saskia_milbratz e @obrunoje trouxeram a ave para o Centro de Reabilitação. A ave LD28 foi resgatada pelos técnicos de monitoramento @kamilamaier e @niquimba no dia 04 de dezembro. O gaivotão LD29 foi encontrado no dia 05 de dezembro no monitoramento realizado pelas técnicas @renatabuffa e @kamilamaier. No dia 07 de dezembro, a ave LD31 foi entregue na nossa base aos médicos veterinários @fabiohlima20 e Renata Luisa Soares. E no dia 08 de dezembro, foi encontrado o animal LD32, resgatado pelos técnicos de monitoramento @saskia_milbratz e @luottavares”, explica o Laboratório.

Com informações do LEC/UFPR

Em alta

plugins premium WordPress