Na última sexta-feira, 19, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), anunciou que na temporada de verão 2023/2024, entre 22 de dezembro de 2023 e 22 de março de 2024, foram resgatados 303 animais marinhos no litoral do Paraná. Entre os resgates, foram constatados os grupos de animais de aves, mamíferos e tartarugas marinhas.
Entre os animais registrados, constaram 141 tartarugas marinhas (quatro espécies), 130 aves (12 espécies) e 32 mamíferos (três espécies). Entre as tartarugas, 137 morreram e quatro foram reabilitação, enquanto entre as aves 30 foram para tratamento local e 80 vieram a óbito. Com relação aos mamíferos, algo que inclui golfinhos, os 32 encontrados vieram a óbito.
Segundo o LEC, entre os animais mortos, das 137 tartarugas, 28 foram para necropsia e, entre os mamíferos, dos 32 que vieram a óbito, seis foram para necropsia. Todas as aves mortas não foram necropsiadas devido à suspensão do ato devido à Gripe Aviária.
Espécies ameaçadas de extinção e apoio de instituições dos municípios
“Dentre as 19 espécies registradas, algumas estão classificadas como ameaçadas de extinção e, por isso, o trabalho integrado e contínuo para reduzir os impactos das atividades humanas à fauna marinha é tão importante. Agradecemos às diversas instituições dos municípios do litoral do Paraná que contribuem efetivamente para a realização das atividades do PMP-BS/LEC-UFPR em prol da conservação da fauna marinha, bem como à população, que nos aciona sempre que encontra um animal marinho encalhado”, afirma o LEC.
De acordo com a assessoria, “a realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No estado do Paraná, Trecho 6, essa condicionante é realizada pela equipe LEC/UFPR (@lecufpr e www.lecufpr.net)”, finaliza o LEC.
Com informações do LEC/PMP-BS