O Instituto Água e Terra (IAT) organiza uma ação em diferentes pontos do Estado para arrecadar donativos e ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A regional de Paranaguá participa da campanha que promove a troca de alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene ou limpeza e ração para cães e gatos por mudas de espécies nativas.
A iniciativa integra a campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Na quarta-feira, 8, a ação começa em Curitiba. Quem fizer a doação leva uma planta de espécie nativa para casa, que pode ser araucária, ipê, árvores frutíferas, entre outras.
O chefe do escritório regional do IAT em Curitiba, Luiz Fornazzari Neto, destacou que essa é uma maneira de contribuir com as vítimas do Rio Grande do Sul.
“Distribuir mudas para a população do Paraná e trazer as crianças para perto do meio ambiente, para a conscientização por meio da educação”, afirmou Luiz.
Laboratórios
O IAT possui dois laboratórios de sementes e 19 viveiros florestais para a produção de mais de 100 espécies florestais nativas, como araucária, ipê, araçá, cedro-rosa e árvores frutíferas, entre outras, distribuídas gratuitamente por todo o Estado.
- IAT vai promover ações para preservação dos jacarés-de-papo-amarelo na Ilha do Mel
- Na trilha e não no trilho: IAT reforça proibição de caminhar na linha férrea do Pico Marumbi
Esses viveiros estão à disposição da população paranaense para recuperação dos processos ecológicos de áreas degradadas e alteradas. Além disso, com a oferta das mudas nativas, os produtores rurais recebem o apoio que necessitam para recuperar suas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), a fim de se adequarem à legislação ambiental.
Para adquirir as plantas nativas do Paraná, os interessados podem solicitar mudas por meios digitais, como aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store e Apple Store. Ao fazer o pedido para até 100 mudas/ano, o requerimento é aprovado automaticamente e elas já poderão ser retiradas no viveiro selecionado. Basta ligar para o viveiro e agendar.
Para mais de 100 mudas, o requerimento seguirá para análise e aprovação de um técnico do IAT. O interessado poderá acompanhar a solicitação e será informado da aprovação. Após a liberação, as mudas ficam disponíveis no viveiro selecionado.
Outro caminho é via Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pelo endereço www.sga.pr.gov.br. Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada e a documentação necessária.
SOS RS
A campanha do Governo do Paraná foi lançada no dia 2 de maio com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e produtos de limpeza. As doações poder ser entregues em qualquer quartel do Corpos de Bombeiros Militar do Estado até quarta-feira, 8.
A medida se soma a uma série de ações do Governo do Estado para auxiliar o Rio Grande do Sul, como a mobilização de uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudar nos resgates a pessoas ilhadas, o envio de cinco caminhões-pipa da Sanepar e de mais de 190 toneladas de donativos. Na manhã desta terça, 32 policiais militares, oito viaturas, uma embarcação e um helicóptero partiram para ajudar no policiamento ostensivo nas cidades mais afetadas pelas chuvas.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Endereço
O escritório regional do IAT em Paranaguá está localizado na Rua Benjamim Constant, 277, Centro Histórico. As trocas de donativos por mudas serão efetuadas até a sexta-feira,10, das 9h às 17h30.
Com informações da AEN