conecte-se conosco

Meio Ambiente

Guaratuba terá mutirão de limpeza de rios e praias neste sábado, 21

Moradores podem ser voluntários na ação; veja como participar

Publicado

em

Foto: Edgar Fernandez/Instituto Guaju

No sábado, dia 21, a partir das 8h, acontece o mutirão de limpeza de rios e praias na Praia Central de Guaratuba. A organização é do Instituto Guaju, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaratuba, através das secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Educação. Além do Instituto Inpar, SESC, Instituto Água e Terra (IAT), Associação Comercial e movimento Mãos que Ajudam.

O evento chama atenção para o “Clean Day”, que no litoral ganhou o tema “Por um Mar sem Lixo”. A mobilização é uma ação global que acontece anualmente no terceiro sábado de setembro. O objetivo é sensibilizar e alertar a população sobre a importância de descartar os resíduos de forma correta, combatendo a poluição dos rios e oceanos.

Segundo o coordenador do Instituto Guaju, o professor Fabiano Cecilio da Silva, já se vive a “Pandemia do Plástico” e algo precisa ser feito para minimizar os impactos na natureza e nos mares. “Estamos na Década dos Oceanos e os dados não são animadores, pois caso não façamos a nossa parte, em 2050, teremos mais lixo que peixes no Mar, essa é a projeção dada pela ONU”, disse o coordenador. 

mutirão de limpeza
Evento faz parte do Objetivo 14 (Proteger a Vida Marinha) dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foto: Edgar Fernandez/Instituto Guaju

O evento faz parte do Objetivo 14 (Proteger a Vida Marinha) dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, em especial nesta edição, compõe a estatística dos mais de 130 países que farão mutirões de limpeza de rios e praias.  

Todos são convidados a participar e poderão fazer a inscrição via formulário: https://forms.gle/54QdMPVEUdJddCg16

Como diferencial de sustentabilidade, os voluntários são motivados a vestirem as camisetas de outras edições do mutirão e levarem a sua garrafa de água.

mutirão de limpeza
 A organização do mutirão é do Instituto Guaju. Foto: Edgar Fernandez/Instituto Guaju

“Haverá distribuição de luvas e lanche para os participantes e sistema de transporte para a o deslocamento até os locais de limpeza mais distantes. Com esta ação, o instituto Guaju reforça que terá os 22 quilômetros de praia monitorados e limpos em preparação para mais uma temporada de veraneio para que as pessoas se conscientizem que praia, mar e lixo não combinam. Agradecemos o apoio que estamos recebendo de tantas mãos que acreditam em um mundo melhor e mais sustentável”, concluiu Fabiano.

Com informações do Instituto Guaju

Em alta