Um dos destinos principais dos produtos descartados são os oceanos. Estima-se que entre cinco e oito milhões de toneladas de plástico chegam aos mares a cada ano, onde são ingeridos por aves marinhas, peixes e outros organismos. De acordo com estimativa da Fundação Ellen MacArthur, serão encontrados nas águas mais plásticos (em peso) do que peixes. A etapa seguinte é a sua chegada à cadeia alimentar humana, e diante desse enorme desafio da atualidade, a ONU lançou a Campanha #Mares Limpos – O Mar não está para plásticos.
Objetivo é incentivar os lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros a reduzirem o consumo de plásticos por meio do desafio
Em Paranaguá, o Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita está participando desta Insígnia com aproximadamente 35 lobinhos que estão fazendo a diferença e passando para suas famílias, amigos e comunidade o que com a mudança de pequenos hábitos pode ajudar os mares.
Em parceria com os Escoteiros do Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA – lançou uma nova campanha da Insígnia Mares Limpos, que visa a incentivar os lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros a reduzirem o consumo de plásticos por meio do “Desafio Menos 1 Lixo/Mares Limpos”.
A lobinha Beatriz de Oliveira Folha, de 9 anos, do Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita e estudante do 5.º Ano Ensino Fundamental, enfatiza que o objetivo é ajudar os mares e o meio ambiente a ter menos poluição, ajudando a ter um mundo melhor para todos. “Dentre estas ações evitamos a utilização de descartáveis de plástico, tipo sacolas, copos, canudos, pet e dentre outros. A gente também recicla e separa o lixo. Também tiramos fotos para a nossa chefe responsável (velha loba Bagheera) Adi Petry Maciel, para que faça a avaliação”, explica Beatriz.
COMO CONQUISTAR A INSÍGNIA?
Cada membro avaliará os tipos de plástico descartáveis que costuma utilizar no seu dia a dia e se comprometerá a reduzir o uso de um tipo durante o período do desafio (10 semanas), tendo que reportar ao Chefe da Seção, a cada reunião de Seção, quantos itens utilizou durante a semana, mantendo um registro do seu controle de consumo.
Os membros que atingirem as metas de redução abaixo, receberão a Insígnia no Padrão correspondente à meta alcançada:
Padrão Bronze – de 1 a 3 itens utilizados semanalmente
Padrão Prata – menos de 1 item utilizado semanalmente
Padrão Ouro – menos de 1 item utilizado semanalmente e promover uma das seguintes atividades a sua escolha:
– Uma festa sem qualquer item de plástico descartável para, pelo menos, 30 convidados;
– Uma campanha de conscientização sobre a importância da redução do consumo de plásticos descartáveis em sua escola, instituição religiosa, clube ou academia por, pelo menos, um mês, e que alcance mais de 300 pessoas. Uma vez alcançada a meta, ao final do período do desafio, a Diretoria da Unidade Escoteira local, por proposta do Chefe da Seção, conferirá o direito de usar a Insígnia Mares Limpos no Padrão correspondente à meta alcançada.