Meio Ambiente

Escola Municipal do Campo Nazira Borges retoma atividades da Feira do Meio Ambiente

Evento será realizado em julho e abordará diversos temas

tt 2ciou

Após dois anos sem ser realizada, em função da pandemia de Covid-19, a Escola Municipal do Campo “Nazira Borges” retoma, neste ano, a Feira do Meio Ambiente. O evento é realizado desde 2014 em alusão ao Dia do Meio Ambiente. Desta vez, o evento será realizado no mês de julho e deve integrar mais uma vez toda a comunidade escolar.

A diretora da escola, Damaris Batista Faryj, disse que os estudantes fazem pesquisa de campo e levam o conteúdo também para casa. A intenção é realizar o evento na área externa para receber o público.

 Professores de cada turma trabalham um tema diferente
Fotos: Divulgação/Escola Nazira

“Sempre realizamos a feira em junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente. Mas, desta vez, faremos no mês de julho com a possibilidade de visitação do público. Nossa intenção é fazer para toda a comunidade. Desde a primeira edição da feira, a comunidade escolar se prepara para o evento. As turmas do Pré II até o 5.º ano se envolvem com os temas e realizam um efetivo trabalho na sala de aula que depois é exporto na feira. Os alunos também fazem visita de campo para pesquisa sobre o tema abordado em cada ano. Tudo que os professores orientam é levado para casa para fazer com os pais”, contou a diretora da escola.

hbwqqq4m
Feira conta com a parceria das secretarias municipais e da Polícia Ambiental
Fotos: Divulgação/Escola Nazira

A inciativa conta com a parceria da Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias, e também da Polícia Ambiental. “Temos a parceria na feira da Polícia Ambiental, que em todos os anos faz palestra para alunos e pais sobre a flora e a fauna. Eles trazem os animais taxidermizados para trabalhar a conscientização sobre a pesca, a caça etc. Temos também a parceria da Unidade Básica de Saúde de Alexandra, que vem até a escola com palestras de orientação, vacinação e testes rápidos. Além da Secretaria de Meio Ambiente que traz mudas que trocamos por lixo reciclável e a Secretaria de Segurança que traz orientações sobre o trânsito”, disse Damaris.

Os alunos já trabalham o tema em sala de aula para a apresentação na feira no próximo mês.

“A nossa intenção é conscientizar e também tentar colocar na cabecinha dos alunos a importância de continuar com a preservação e ter um futuro promissor. Cada professor já está com o seu projeto para a feira. Uma turma irá trabalhar sementes, toda a questão do passarinho e a importância do reflorestamento. Outra turma irá trabalhar o “sabão Nazira”, ervas medicinais, repelentes caseiros e aterro sanitário”, relatou Damaris.

Moeda Nazira 

A Escola ainda criou, em 2019, uma outra iniciativa em prol do meio ambiente chamada Moeda Nazira. “Criamos uma cédula, que é trocada por lixo reciclável. Depois eles podem trocar essas moedinhas por brindes na escola. O lixo reciclável arrecadado é destinado para o caminhão de coleta seletiva que passa todas as quintas-feiras no bairro”, destacou a diretora da escola.

Você também poderá gostar

Escola Municipal do Campo Nazira Borges retoma atividades da Feira do Meio Ambiente

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Escola Municipal do Campo Nazira Borges retoma atividades da Feira do Meio AmbienteAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.