A 18.ª Semana do Meio Ambiente de Paranaguá teve início na segunda-feira, 2, com uma feira que reúne exposições, entrega de premiação e estandes de empresas da cidade que apresentam ações voltadas para a área ambiental. Na quinta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a vez dessas empresas receberem um troféu e um certificado de participação.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Dahir Elias Fadel Júnior, falou sobre a importância da participação das empresas. “Dentro do nosso cronograma estabelecido, escolhemos o dia da entrega do certificado para a empresa. Coincidentemente, no dia que se homenageia o Dia Internacional do Meio Ambiente. São cerca de 37 empresas, expositores, que estão aqui desde segunda. É muito importante que elas transmitam a educação ambiental, mostrem o que elas fazem para o desenvolvimento de Paranaguá”, declarou Dahir.
- Campanha “Todos Contra a Dengue” recolhe cerca de 20 toneladas de materiais recicláveis em Paranaguá
Empresas na Semana do Meio Ambiente
A Portos do Paraná esteve no evento com diversas atividades lúdicas para as crianças a fim de mostrar a importância da conservação do meio ambiente. “Temos diversas ações educativas que destacam o meio ambiente e os nossos projetos para o setor, com brindes bem legais, mudinhas de hortaliças, um jogo da memória e um almanaque para as crianças fazerem pinturas e brincarem um pouquinho”, explicou Pedro Pisacco, coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná.

O supervisor de Segurança e Meio Ambiente da Pasa, José Antônio de Santos Júnior, afirmou que o evento faz parte do calendário da empresa. “Todo ano a gente participa. E esse ano a gente quis inovar, trazer uma coisa diferente do estande, que foi a ideia de trazer a carreta que imita o fundo do mar. O objetivo é que as crianças, os visitantes, tenham um pouquinho da visão da biodiversidade e possam conhecer também alguns animais marinhos. E o mais importante, o foco na preservação mesmo, eles terem uma noção do que existe e de como preservar o meio ambiente”, disse.

Célio José Soares, gerente de manutenção da Cargill, destacou que o cuidado com o meio ambiente é uma preocupação da empresa. “A empresa é global, está presente em praticamente todos os continentes, tem 160 mil colaboradores em nível mundial e a preservação do meio ambiente é uma das principais bandeiras da Cargill em todo o mundo. A gente entende preservação do meio ambiente como valor, a gente valoriza qualquer iniciativa dessa natureza”, declarou Célio.

Edenilson Reveno Machado, coordenador de sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, afirmou que a Semana do Meio Ambiente é importante para se aproximar da comunidade. “A importância para a Paranaguá Saneamento é essa proximidade com a comunidade, com as escolas, com todas as pessoas que circulam aqui na Semana do Meio Ambiente. Porque é um momento de troca entre a empresa e a comunidade, e a gente mostrar o trabalho que fazemos em prol do meio ambiente”, disse Edenilson.

O gerente na Harbor, Valmor Felipetto, disse que neste ano a empresa participa de forma direta do evento, reforçando o compromisso da empresa com a causa ambiental. “Resolvemos participar prestigiando as crianças com presentes, acho importante incutir na cabeça deles a questão da consciência ambiental, participamos mais por esse motivo e não pela divulgação. Temos a consciência de que temos que ter responsabilidade ambiental, no nosso escritório tudo é separado, as questões de lixo orgânico e reciclável, papel, plásticos. Já temos isso incutido dentro da cultura dos nossos funcionários”, afirmou Valmor.

A coordenadora administrativa da Louis Dreyfus Company (LDC), Larissa Martins Maceno de Lara, contou que este é o segundo ano que a empresa participa da Feira de Meio Ambiente.

“Temos várias campanhas voltadas ao meio ambiente e a gente também tem campanhas voltadas para a comunidade, na parte de sustentabilidade e de ações sociais. Tentamos abordar vários temas ligados com o meio ambiente, com a sociedade e com o meio que estamos inseridos no bairro”, declarou Larissa.
O Capitão de Mar e Guerra, Maurício Tinoco dos Santos Benevenuto, da Capitania dos Portos do Paraná, ressaltou a oportunidade de ampliar o relacionamento com a comunidade.

“A Capitania fica entre a sociedade e o mar, posicionada aqui em Paranaguá, nas proximidades do maior porto exportador de grãos, o Porto de Paranaguá, e uma região onde crescem muito as questões do lazer, com moto aquática, lanchas e iate. Nós tivemos, recentemente, um aumento de mais de 200% no registro de novas embarcações, a nossa relação com a sociedade realmente é muito grande. A Marinha do Brasil tem três grandes missões, uma delas, a de evitar a poluição hídrica, o que tem tudo a ver com esse evento que participamos, para gerar a consciência das pessoas em usar o meio ambiente com respeito, para que a gente mantenha esse belo litoral por muitas gerações”, finalizou o capitão dos portos.
