A temporada 2023-2024 do Verão Maior Paraná promete ser a maior da história e espera receber cerca de 4 milhões de turistas no período de veraneio e a conscientização ambiental deve seguir lado a lado da população para manter as praias limpas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada ano aproximadamente oito bilhões de toneladas de plásticos são despejados nos mares, o que equivale a um caminhão de resíduos por minuto. Já o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estima que o plástico já está presente em 60 a 90% da areia que se acumula nas linhas costeiras, na superfície e no fundo do mar.
LIMPEZA DAS PRAIAS
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) orienta veranistas para o descarte correto de resíduos nas praias do Litoral do Paraná sobre os impactos ambientais do descarte inadequado de resíduos plásticos e outros materiais. Cerca de 143 trabalhadores atuam no serviço de limpeza das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, que ocorre todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, em 48 quilômetros de areia.
De acordo com a Companhia, o lixo jogado nos mares pode ter consequências em locais bastante distantes, incluindo alguns nunca habitados. “O impacto de uma embalagem plástica ou de qualquer elemento poluente que chega aos oceanos é muito difícil de medir, mas sabemos que eles causam morte de animais e degradação ambiental. Outra preocupação é que podemos estar consumindo microplásticos, microesferas e plásticos descartáveis ao ingerir peixes e outras espécies que se alimentaram disso nos oceanos”, disse.
CONSCIENTIZAÇÃO
Uma pesquisa divulgada pela Fundação Ellen MacArthur em 2017, afirma que, se o uso de plástico continuar crescendo na proporção atual, sem reciclagem, em 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos.
Os veranistas recebem sacolinhas plásticas para que eles próprios recolham os resíduos gerados durante sua permanência nas praias. O objetivo é conscientizar sobre a importância da separação e destinação adequada do lixo, contribuindo para a preservação ambiental. As ações de limpeza da praia contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, ressaltou a importância da educação ambiental para os veranistas: “Queremos que as pessoas aproveitem o Litoral com responsabilidade e consciência ambiental. Por isso, estamos realizando essas atividades que visam educar, informar e sensibilizar os veranistas e a população local sobre os cuidados com o meio ambiente”, afirmou.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável realiza diversas atividades de educação ambiental e distribuição de brindes no litoral. As ações serão realizadas todas as quintas, sextas e sábados de 28 dezembro a 4 de fevereiro, no ecoponto em Matinhos. O objetivo é conscientizar os veranistas e a comunidade local sobre a importância de manter o Litoral limpo e preservar o meio ambiente.
Além de distribuição de materiais orientativos, como cartazes, folders e flyers, com dicas e informações sobre consumo consciente, como descartar corretamente o lixo e como evitar a proliferação da dengue, para incentivar o descarte consciente e a redução do uso de plástico.
Segundo Denise Godoy Sanches, assessora de Educação Ambiental, as ações fazem parte da operação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas. “Com essas atividades pretendemos sensibilizar a comunidade e os veranistas para o descarte responsável de resíduos, para a preservação da fauna e flora local e o impacto das ações individuais no meio ambiente, de maneira lúdica e responsável”, pontua.
A principal novidade para este verão é a instalação de máquinas de reciclagem de garrafas de plástico e de vidro ao longo da faixa de areia em Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Ilha do Mel e Guaraqueçaba, além de Antonina, Morretes e Paranaguá.
Com informações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Sanepar