O Corpo de Bombeiro Militar, 8.º Grupamento de Bombeiros – litoral, continua presente no atendimento à ocorrência referente ao vazamento de produto perigoso (nafta), ocorrido em data de 9 de abril de 2023, no ramal de importação do duto de combustível líquido, em Paranaguá, que possui aproximadamente 1.800m de extensão.
Na nota a corporação informa que no domingo, 16 de abril, a partir das 13h, foi dado início ao Plano de Operação apresentado pela empresa afetada, no intuito de retirar todo combustível remanescente na tubulação, para que diminua os níveis de explosividade nas medições aferidas na localidade.
Tal plano envolveu diversas agências, órgãos e empresas da região, contendo ações de emergência, ações de mitigação de eventual dano, isolamento de áreas, evacuação de pessoas em um raio de 300m em todas as direções do ponto crítico, monitoramento por sistema de câmeras, drone, entre outras.
Às 16h05 foi iniciada a operação de pigagem, que havia como previsão de término por volta das 18h, contudo foram identificados alguns problemas durante a operação que culminou com o atraso do planejamento.
Desta forma, por volta das 20h foi possível autorizar o retorno das famílias para as residências, com exceção das 6 famílias evacuadas desde o dia 9, como medida preventiva.
Às 1h30, da segunda-feira, 17, foi parada a operação, com retorno às 11h para finalização da pigagem por parte da empresa, que se encerrou por volta das 13h40. Ainda permanecem equipes do Corpo de Bombeiros no local, acompanhando o monitoramento dos bueiros da região, pois indicam um certo nível de produto nas aferições.
As operações marítimas prosseguem com o funcionamento normal, sendo que o acesso de veículos terrestres nos terminais da Cattalini e Transpetro, permanecem com acesso restrito e monitorado pela Guarda Portuária.
“O Corpo de Bombeiros Militar agradece o apoio incondicional de todas as empresas e instituições públicas envolvidas”, assina a nota conjunta o Major QOBM Fabricio Frazatto dos Santos, Comandante do 8.º GB/1.º CRBM/CBMPR.