Cerca de 15 dias depois das fortes chuvas que alagaram quase toda a cidade de Paranaguá, a prefeitura agiu rápido para impedir que novos transtornos semelhantes voltem a acontecer. A principal medida foi a aquisição, por meio de um aluguel por 90 dias, de dois caminhões para o serviço de desobstrução da rede pluvial da cidade. Trata-se de um caminhão hidrovácuo e outro hidrojato que, juntos, vão retirar todos os objetos que impedem a fluidez da água da chuva nas galerias.
O trabalho de limpeza e remoção será iniciado na manhã de hoje e vai começar a ser realizado, inicialmente, nas localidades mais atingidas pelo temporal como foi o caso da Vila Garcia, Beira Rio, Jardim Iguaçu e a localidade do Canarinho, na Ilha dos Valadares. Neste primeiro momento a região central também vai receber a atenção dos serviços de desobstrução.
No entanto, o secretário municipal de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão, fez questão de afirmar que a presença dos veículos se dará em todos os bairros parnanguaras, uma vez que a cidade tem diversos pontos de alagamentos causados, entre outros motivos, pelo entupimento das bocas de lobo e das galerias de águas pluviais. “O contrato com a empresa dona dos veículos é de 90 dias, mas se entendermos que se fará necessário haver a prorrogação por mais 90 dias vamos fazer”, avisa. Segundo Maranhão, a aquisição de veículos com a estrutura semelhante para ficar a cargo da prefeitura não está descartada.

No tocante ao contrato com a empresa, o prefeito Marcelo Roque informou que ele contempla ainda a presença de um motorista e um operador de serviço. Em caso de problema no veículo, a empresa é obrigada a fazer a substituição do mesmo, ou oferecer o conserto do caminhão, em até 24 horas. “Essa é a nossa forma de trabalhar para Paranaguá, ou seja, respeitando a população em todos os sentidos, pois não podemos mais admitir que uma empresa forneça um serviço para a prefeitura sem dar garantias de que havendo um problema com seus equipamentos, ela deixe de substituí-lo ou consertá-lo no menor tempo possível”, declarou.

Na ocasião da assinatura do contrato de locação, o prefeito Marcelo Roque discursou lembrando que o munícipe também precisa fazer parte do processo de limpeza que a cidade vem implantando, uma vez que ainda é possível verificar que muitas pessoas deixam móveis e eletrodomésticos em ruas, calçadas e em terrenos abandonados. “Precisamos da cooperação de todos, nós, enquanto Poder Público, vamos investir em meios que deem à cidade uma característica de limpeza, bem-estar e saúde, mas esses objetivos só vão ser alcançados havendo, por parte do morador, a colaboração que dele se espera”, finalizou.
Prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários municipais posam em frente ao veículo hidrojato
IDENTIDADE VISUAL
A secretária de Comunicação, Camila Roque, antes do início da cerimônia que marcou a aquisição, por tempo determinado, dos veículos, apresentou ao público presente a nova identidade visual da administração municipal. Além dos novos contornos e desenho do emblema da nova administração de Paranaguá,o layout trouxe o novo slogan da prefeitura para os próximos quatro anos: “Paranaguá, a cidade mãe do Paraná”.