Na terça-feira, 13, equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi acionada após ter sido informada de que uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) havia sido encontrada morta por moradores em praia no balneário Shangrilá, em Pontal do Paraná. O animal estava em avançado estado de decomposição e encalhou na areia da localidade.
“A equipe do LEC-UFPR, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/UFPR), isolou a área, registrou o encalhe, avaliou a carcaça e coletou materiais biológicos e para a análise de saúde do animal”, informa a assessoria. Estiveram na área em que a baleia foi encontrada biólogos, médicos veterinários, e outros profissionais da área técnica, contando também com o apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná e Instituto Água e Terra (IAT) por meio da rede de encalhes de animais marinhos do Paraná. “A rede atua em conformidade com o Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná – PRAE (SEDEST/IAT/IBAMA), e com os protocolos nacionais da Rede Brasileira de atendimento a encalhe de mamíferos aquáticos/REMAB (CMA/ICMBIO)”, detalha.
Segundo o LEC, a baleia é fêmea juvenil, com esqueleto completo, medindo 7 metros e, segundo informações prévias dos pesquisadores, não apresenta marcas de redes de pesca. “Uma investigação completa em busca da informação da causa de morte do animal será realizada com auxílio de exames complementares laboratoriais”, completa.
Terceira baleia jubarte encalhada
De acordo com os pesquisadores, as baleias jubartes da população do oceano Atlântico Sul vem ao Brasil anualmente para reprodução, passando o verão se alimentando na região Antártica. “A principal área brasileira de reprodução é o litoral da Bahia, mas jubartes têm saindo avistadas com frequência na região sudeste e sul do Brasil”, informa.
“No Paraná, desde o início do PMP-BS, já foram registrados encalhes de 14 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens. Só nestes dois últimos meses, esta é a terceira baleia jubarte encalhada no litoral do Paraná”, afirma o LEC da UFPR.
“O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR) é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, abrangendo os municípios de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba (PR)”, finaliza a assessoria.
Com informações da UFPR
Foto: Cesar Ramires/Prefeitura de Pontal do Paraná