conecte-se conosco

Meio Ambiente

Baleia jubarte de sete metros é encontrada morta em Pontal do Paraná

Animal era macho, juvenil e a causa da morte ainda não foi apurada

Publicado

em

Animal era macho, juvenil e a causa da morte ainda não foi apurada / Foto: LEC-UFPR

Na última sexta-feira, 5, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), por meio de suas equipes, esteve no balneário Praia de Leste, em Pontal do Paraná, onde foi encontrada uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhada sem vida. O animal tinha mais de sete metros, sendo um macho, juvenil, sendo que ainda não foi possível determinar a causa da sua morte. 

As equipes do LEC estiveram durante a manhã no local de encalhe da baleia. “Os profissionais identificaram o animal como macho, juvenil com comprimento de aproximadamente 7,6 metros. A necropsia foi efetuada no local, onde a equipe técnica realizou a coleta de amostras a fim de avaliar a potencial causa da morte”, completa.

Segundo o veterinário do LEC/PR, responsável técnico pelo PMP-BS/UFPR, Fábio Lima, ainda não foi possível determinar a causa da morte durante a necropsia. “O animal estava em avançado estado de decomposição o que acabou dificultando identificar a causa da morte da jubarte. Para resultados mais precisos, a equipe realizou a coleta de amostras para análises complementares e em breve teremos um parecer mais concreto”, salienta.

Baleias jubarte migram do sul em direção ao Brasil em busca de águas mais quentes para reprodução ou para dar à luz aos filhotes – Foto: LEC/UFPR

“Após efetuarem a coleta, a Prefeitura de Pontal do Paraná, parceria do LEC através do Protocolo de Encalhe de Animais Marinhos no litoral do Paraná (PRAE), prestou toda assistência no deslocamento e enterro da baleia”, informa o LEC.

Sobre a baleia jubarte

De acordo com o Laboratório, a baleia jubarte, espécie de mamífero marinho, nesta época do ano, faz a migração das águas frias do sul buscando águas mais quentes na costa do Brasil para se reproduzir ou dar à luz. “Desde 2018 tem sido mais frequente a avistagens de baleias jubartes na costa paranaense. Este resultado pode ser reflexo da recuperação da população desta espécie no Oceano Atlântico Sul Ocidental, ou até mesmo consequência das alterações climáticas e seus efeitos na região Antártica”, ressalta a Dra. Camila Domit, professora da UFPR e coordenadora do PMP-BS/LEC-UFPR.

PMP-BS

“A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No estado do Paraná, Trecho 6, essa condicionante é realizada pela equipe LEC/UFPR (@lecufpr e www.lecufpr.net)”, finaliza a assessoria.

Com informações do LEC-UFPR/PMP-BS

Em alta