conecte-se conosco

Meio Ambiente

Operação da Terin provoca vazamento de nafta na baía de Paranaguá

Bombeiros afirmam que produto é altamente inflamável e volátil

Publicado

em

Na noite de domingo, 9, por volta das 20h30, o 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros (8.º GB) recebeu informações de rompimento de um duto subterrâneo que liga o navio a uma empresa portuária, em Paranaguá. O vazamento ocorreu no terminal marítimo Terin, no momento da descarga do navio. Segundo o 8.º GB, o produto extravasado é o nafta n.º ONU 1268. 

De acordo com os bombeiros, de imediato foi feito isolamento, conforme os parâmetros de segurança, encontrando-se na operação diversas empresas e órgãos da região, como o Instituto Água e Terra (IAT), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. “Ainda, foi realizada a evacuação de pessoas de residências e empresas próximas à área de risco, e feita leitura de nível de explosividade com a utilização do equipamento próprio, nos bueiros próximos ao local, constatando atmosfera explosiva”, informou o 8.º GB.

Devido a essa situação de vazamento de nafta no terminal Terin, segundo o Corpo de Bombeiros foi aplicada uma camada de espuma para diluição do produto, tanto na via pública, como nas galerias. Realizando também a sucção do produto pela empresa e destinado em um local de resíduos próprios.

De acordo com os bombeiros, de imediato foi feito isolamento, conforme os parâmetros de segurança, encontrando-se na operação diversas empresas e órgãos da região

Na tarde de segunda-feira, 10, o Corpo de Bombeiros realizou uma reunião de comando integrado para atualizar acerca dos trabalhos realizados após o vazamento do produto. “O Corpo de Bombeiros tem atuado na região da ocorrência, onde existe um vazamento de nafta, produto altamente inflamável e volátil. A preocupação do Corpo de Bombeiros é com relação à explosão, haja vista que esse produto caiu na rede pluvial, então o Corpo de Bombeiros, juntamente com as empresas, tem feito o monitoramento da rede pluvial, mais precisamente nos bueiros, onde constatou risco de explosão, porém já foi feito uma lavagem com água e espuma, que reduziu drasticamente esse risco de explosão”, disse o capitão do 8.º GB do Corpo de Bombeiros do Litoral, Everton Soares de Oliveira.

O Corpo de Bombeiros informou ainda que deve concluir a limpeza das galerias pluviais da região. Segundo o comunicado, todos os bueiros do local passaram por uma etapa de diluição, seguida de sucção e leitura dos índices de volatilidade do produto.

“Sem segurança a gente não autoriza o retorno dessas pessoas as suas residências”, disse o capitão do 8.º GB do Corpo de Bombeiros do Litoral, Everton Soares de Oliveira

“O Corpo de Bombeiros, juntamente com a Defesa Civil Municipal, fez também a evacuação de algumas casas próximas à área da ocorrência e vai continuar esse monitoramento até o risco de explosão chegar a zero. Orientamos que as pessoas que tiverem dúvidas e/ou orientações podem ligar para o 193. As pessoas que estão próximas do local das residências sentir algum odor característico do produto também devem ligar para o número 193 para o Corpo de Bombeiros fazer o monitoramento e verificar se existe a possibilidade de evacuação ou não”, orientou o capitão o 8.º GB do Corpo de Bombeiros.

“Estamos preocupados com a segurança das pessoas, só queremos ter certeza realmente de segurança para poder liberar as pessoas a voltarem aos seus lares. Sem segurança a gente não autoriza o retorno dessas pessoas as suas residências”, completou o capitão Everton.

Portos do Paraná emitem nota de esclarecimento

A empresa pública Portos do Paraná emitiu um comunicado oficial sobre o vazamento ocorrido durante operação de nafta do terminal Terin, instalado na Avenida Coronel Santa Rita. A Portos do Paraná informa que as operações em todos os terminais de granéis líquidos seguiram paralisadas na segunda-feira, 10. “Esses ficam localizados à oeste, em áreas isoladas das demais movimentações portuárias que seguem normalmente no cais do Porto de Paranaguá”, informou a Portos do Paraná. “Todos os bueiros do local passam por uma etapa de diluição, seguida de sucção e leitura dos índices de volatilidade do produto”. “As ações de controle estão sendo coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, Terin e pelo Plano de Ajuda Mútuo (PAM), da Portos do Paraná. Também participaram do briefing a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Paranaguá, Paranaguá Saneamento, Instituto Água e Terra (IAT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil e demais terminais que operam no local. A autoridade portuária formou uma comissão investigativa sobre o incidente para avaliar danos e responsabilidade sobre o ocorrido”, destaca.

Defesa Civil Municipal

A Defesa Civil Municipal informa que a nafta é um produto que se dissipa rápido no ar, mas independente disso, há a necessidade de acompanhar o ocorrido já que o produto vazado seguiu pela galeria fluvial. O Corpo de Bombeiros está realizando a descontaminação do local e verificação do ambiente. As empresas que atuam na região estão prestando apoio. Até o momento não foi constatado risco de explosão. O Corpo de Bombeiros continua acompanhando a situação. A Defesa Civil Municipal também permanece no local.

Na noite de domingo, 9, quatro famílias que residem próximas ao sinistro precisaram deixar suas casas por medidas de segurança. “A Defesa Civil orientou as famílias e ofereceu abrigo municipal, mas nenhuma delas desejou ser abrigada pelo Município e permanecem em casa de parentes. Outras 30 pessoas residentes em uma região intermediária, um pouco mais distante do ocorrido, também deixaram suas casas, mas já puderam retornar. Na noite de domingo, essas pessoas também foram orientadas a ir para abrigos municipais, mas preferiram não utilizá-los”, informou a Prefeitura de Paranaguá.

O que diz a Terin

A empresa Terin não se manifestou sobre o acontecimento até o momento. Em uma reunião realizada na tarde de segunda-feira, apenas o Corpo de Bombeiros esclareceu os detalhes da ocorrência e dos procedimentos que são adotados na região do vazamento.

Com informações do Corpo de Bombeiros, Portos do Paraná e Defesa Civil Municipal e Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress