Os alunos do 5° ano B da Escola Municipal Professor Gil Feres conheceram a rotina de trabalho no Porto de Antonina, no litoral do Paraná, na quarta-feira, 18. Em 2024, esta é a terceira instituição de ensino de Antonina a participar do Porto Escola, um projeto da Portos do Paraná, realizado em convênio com as prefeituras de Antonina e Paranaguá.
O Porto Escola atua de forma lúdica no ensino sobre o meio ambiente no litoral paranaense, bem como sobre os portos do Estado. A diretora da escola, Josiane Rodrigues da Veiga, já participou várias vezes do projeto como professora. “É uma questão de conscientização para os alunos, pois muitos moram aqui e não conhecem o manguezal, a fauna e a flora da região”, destacou a diretora.
- Governador irá inaugurar nova Ponte da Ilha dos Valadares nesta sexta-feira
- Sexta-feira deverá ter tempo nublado e chuvas fracas no litoral, prevê Simepar
“Aprendi várias coisas novas e achei super legal a palestra, muito educativa. Aprendi o nome do pássaro vermelho, o Guará”, disse a aluna Thallyta Gonçalves. Ave típica das áreas de mangue da América do Sul, o Guará é responsável pelo nome, em tupi-guarani, de duas cidades do litoral paranaense: Guaratuba, que significa “grupo de guarás”, e Guaraqueçaba, que quer dizer “lugar de guará”.
Cerca de mil alunos de 38 escolas municipais já visitaram o Porto de Paranaguá este ano. A novidade deste ciclo são os vídeos educativos, que abordam temas como meio ambiente, portos e segurança portuária.
“O porto é uma das atividades econômicas mais importantes do município, sendo o sustento de muitas famílias. Temos duas escolas próximas à área portuária, porém ainda há muito desconhecimento por parte dos alunos sobre os benefícios que a atividade portuária traz para a cidade. É através deste projeto que eles têm a oportunidade de conhecer a realidade do nosso município”, afirmou Fabiana das Graças Souza Cerqueira, coordenadora técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Antonina.
“As crianças gostam porque, para muitas delas, a visita é uma novidade. Além disso, elas têm parentes que trabalham no porto e já ouviram falar sobre ele. Então, quando veem o navio ou o ambiente portuário, ficam surpresas e muito interessadas”, comentou o professor Samuel Trancoso.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“Eu nunca tinha vindo aqui. Foi muito legal para mim. É bom conhecer, né? O que eu mais gostei foi ver os contêineres, achei bonito passear assim por dentro”, disse o estudante Kauê do Carmo.
Concurso
Ao final do ano, todos os participantes poderão concorrer em um concurso de desenhos e frases sobre a importância da atividade portuária para a economia e a valorização do meio ambiente. “Os melhores desenhos com frases ganharão um passeio de barco pela Baía de Paranaguá, onde os alunos poderão ver o porto novamente, desta vez pelo lado do mar”, destacou Pedro Pisacco, coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Portos do Paraná. Ao todo, 25 alunos serão selecionados para realizar o passeio no final do ano.
Fonte: Portos do Paraná