No Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrada no sábado, 20, ocorreu em Guaratuba o 4.º Mutirão de Limpeza de Rios e Praias, iniciativa organizada pelo Instituto Guaju, em parceria com a prefeitura do município, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Cultura e Turismo e Educação, além do apoio de instituições como SESC-PR, Instituto Inpar, IAT, ACIG, Meros do Brasil, LEC-UFPR e Grande Reserva Mata Atlântica.
Como parte do movimento global “Clean Day – Por um Mar Sem Lixo”, que mobilizou voluntários em mais de 130 países, a ação reuniu mais de 200 voluntários e retirou mais de uma tonelada de resíduos das praias de Guaratuba. A meta desta edição foi monitorar e limpar os 22 quilômetros de praia do município, preparando a cidade para a temporada de verão e reforçando a mensagem de que praia, mar e lixo não combinam.


Fotos: Instituto Guaju
De acordo com o Instituto Guaju, todo o material recolhido será encaminhado à Usina de Triagem de Resíduos Sólidos de Guaratuba, onde passará por separação adequada, garantindo sua destinação correta. O coordenador Fabiano Cecílio da Silva, afirma que “vivemos hoje a pandemia do plástico”. “Se nada for feito, em 2050 haverá mais lixo do que peixes no mar, segundo a ONU. É hora de agir”, alerta Fabiano.
ONU
O mutirão integra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida Marinha) da ONU, e busca conscientizar a população sobre os impactos da poluição. Essa iniciativa também pode contribuir para a renda de 26 famílias da Associação Acamares Pôr do Sol, fortalecendo a economia circular e promovendo a inclusão social no município.
Com informações do Instituto Guaju