Na quarta-feira, 10, o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), divulgou balanço de atuação em julho, onde foram registrados 164 animais marinhos encalhados no litoral do Paraná. Segundo o LEC, a maioria dos encalhes aconteceu em Matinhos e Pontal do Paraná, seguido de Paranaguá, Guaratuba e Guaraqueçaba.
Entre as espécies que encalharam na região, 60% eram répteis, 35% aves e 5% mamíferos. “A maioria deles eram répteis, sendo a tartaruga-verde (Chelonia mydas) a espécie mais registrada. Essa tartaruga é comum no nosso litoral”, detalha.
Recuperação e devolução ao mar
“Além dos resgates, tivemos o maior número de solturas deste ano. Onze animais de várias espécies que se recuperaram aqui no Centro de Reabilitação e Despetrolização e Análise de Fauna Marinha (CReD), do Campus de Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e voltaram à natureza”, informa a assessoria do LEC.
Outro foco de atuação é o tratamento e reabilitação dos animais. “Além de exames, pesquisas científicas com base nos dados coletados e ações educativas e de comunicação. Ao todo foram 203 exames encaminhados, sendo 195 realizados pela nossa equipe e seis exames de raio X”, acrescenta.
“A maior parte dos animais atendidos foi encontrada no monitoramento diário das praias, feito pela nossa equipe, via PMP-BS, nos trechos litorâneos Guaraqueçaba (Ilha das Peças e Superagui), Paranaguá (Ilha do Mel), Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba”, informa a assessoria.
Apoio da comunidade
Segundo o LEC, o apoio da comunidade, com acionamento ao avistar animais encalhados, é essencial, principalmente quando se tratam daqueles que ainda estão vivos. “Oito dos nove animais registrados com vida nesse mês foram resgatados pela nossa equipe por meio de acionamento”, detalha.
“Se você encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias de Pontal do Paraná e de todo o litoral paranaense é possível acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746”, finaliza a assessoria.
Com informações do LEC/UFPR e PMP-BS