Marinha do Brasil

Secretaria de Esportes vence Torneio de Futsal “Almirante Barroso”, promovido pela Capitania dos Portos do Paraná

Time da Capitania dos Portos ficou em terceiro lugar.

3h646tbv 1584431978

A equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Paranaguá sagrou-se campeã da primeira edição do Torneio de Futsal “Almirante Barroso”, promovido pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) em comemoração à Batalha Naval do Riachuelo, a qual no dia 11 de junho completou 154 anos. A equipe venceu o time do 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros na final, disputada na noite do dia 13 de junho. Em terceiro lugar ficou a equipe anfitriã. Participaram ainda do torneio o 9.º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal de Paranaguá.

Os jogos aconteceram na Quadra Esportiva do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Paranaguá-PR no período de 10 a 13 de junho. A intenção da Capitania dos Portos foi estreitar os laços institucionais com as organizações públicas da cidade e reforçar a amizade entre os militares e os integrantes dos times participantes, além de prestar homenagem à Data Magna da Marinha.

O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, disse que a realização do torneio de futsal cumpriu com os propósitos e que o objetivo é repetir a competição em outros anos.

“A Capitania ficou honrada em promover este momento de integração entre diferentes instituições públicas com atuação em Paranaguá e no litoral paranaense. Foi importante celebrarmos a Batalha Naval do Riachuelo e lembrar aqueles que deram a vida e lutaram pela pátria no século XIX e, ao mesmo tempo, gerar um momento de descontração e reforço da amizade entre servidores públicos que se dedicam à população brasileira e ao País nos dias de hoje”, destacou.

A BATALHA NAVAL DE RIACHUELO

O conflito aconteceu no Rio Paraná, próximo à foz do Arroio Riachuelo em 1865, e foi determinante na vitória dos países aliados (Brasil, Argentina e Uruguai) na Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai (1864-1870). A Batalha Naval do Riachuelo foi o primeiro e decisivo conflito fluvial entre a esquadra brasileira e a esquadra paraguaia.

A vitória brasileira, sob o Comando do chefe de divisão Francisco Manuel Barroso da Silva (depois Barão do Amazonas), deu ao países aliados o controle do Rio Paraná, principal via de comércio do Paraguai, o que impediu o País vizinho de reforçar-se para a guerra e contribuiu para vitória dos aliados.

 

Da Assessoria da Capitania dos Portos

Você também poderá gostar