Na manhã da sexta-feira, 19, atracou no Porto de Paranaguá, no Berço 205, o navio de representação da Marinha do Brasil U-20 CISNE BRANCO. A Marinha junto à empresa pública Portos do Paraná abriu o cais para a visitação pública à embarcação de forma gratuita no sábado, 20, e no domingo, 21, das 13h às 17h30, com entrada através do Palácio Dom Pedro II, localizado na Avenida Portuária, S/N. A passagem do Cisne Branco faz parte da viagem “Brasil 2023” que está percorrendo a Costa Sul e Sudeste do País.
“O navio Cisne Branco da Marinha do Brasil, símbolo máximo da nossa Marinha, chegou na manhã da sexta-feira, 19, em Paranaguá e estará aberto para visitação no sábado, 20, e no domingo, 21, das 13h às 17h30. Toda a população está convidada a vir no Porto visitar e conhecer este navio tão importante da Marinha do Brasil”, afirma o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. “Importante que as pessoas tragam na visita a sua identidade, que venham com calçados fechados, sem salto ou sandália, porque irão entrar na faixa portuária e dentro de um navio onde esses requisitos são exigidos”, completa.
Pioli completa que a abertura da visitação ao Cisne Branco pela Portos do Paraná é algo positivo também para o turismo e para que moradores e visitantes conheçam o Porto de Paranaguá. “O Porto, mais do que nunca, está aberto aos parnanguaras, aos litorâneos e visitantes, para que as pessoas possam conhecê-lo e quem sabe criar o gosto para trabalhar na área portuária. Isso é muito importante para que possamos incentivar os nossos jovens e crianças a conhecer e criar essa vontade de um dia trabalhar na Portos do Paraná. Eu acredito que isso pode fazer diferença na vida da nossa comunidade, conhecendo mais profundamente o que já é importante e movimenta a nossa economia”, destaca o diretor.
Marinha do Brasil
O capitão-tenente Janeiro destacou que todos os visitantes serão muito bem vindos a bordo. “As nossas orientações são bem simples. Pedimos para que as pessoas venham com roupas confortáveis, preferencialmente com sapatos fechados para evitar escorregar a bordo. O passeio é totalmente gratuito, todas as famílias estão convidadas a conhecer, a interagir com a tripulação, tirar dúvidas sobre a carreira da Marinha, a missão do navio, o que ele faz, nossa tripulação estará disponível para receber a todos muito bem”, destaca.
“O navio foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda, em novembro de 1998 e foi entregue à Marinha do Brasil no dia 9 de março de 2000 no rio Tejo, que foi a mesma data que Cabral saiu do rio Tejo para o descobrimento do Brasil. A primeira participação dele foi na Regata de comemoração aos 500 anos do Brasil. Desde então, o Cisne Branco participa de grandes eventos náuticos, representando tanto a Marinha, quanto o País no exterior”, acrescenta o tenente, destacando também a função da embarcação de instrução a marinheiros e que o navio é uma réplica de um clipper do século XIX.
“Ele também tem esta função de fomentar a mentalidade marítima nos nossos jovens marinheiros e oficiais. A gente complementa a formação dos aprendizes e marinheiros, do pessoal da Marinha Mercante e dos aspirantes à Escola Naval”, finaliza Janeiro.