Um dos eventos que marcaram a solenidade de comemoração aos 90 anos do Porto de Paranaguá, no último dia 17 de março, foi o ato de descerramento da placa da pedra fundamental do Centro de Hidrografia do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8).
O novo prédio abrigará o serviço responsável pela manutenção e fiscalização dos Auxílios à Navegação nos Estados do Paraná e de São Paulo, garantindo segurança, organização e eficácia ao tráfego aquaviário.
A estrutura será construída em um terreno em Paranaguá, cedido à Marinha do Brasil, por meio de Termo de Entrega firmado pela Superintendência do Patrimônio da União no Paraná (SPU-PR), em junho de 2024.
O Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8) é uma Organização Militar (OM) subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval (Com8.°DN). De acordo com a Portos do Paraná, com recursos já direcionados pela Autoridade Portuária, a nova sede do SSN-8 viabiliza o aumento de sua tripulação e futura transformação para Centro de Hidrografia, propiciando o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Porto de Paranaguá.

“A construção desse centro é mais uma demonstração da importância dos portos paranaenses para o Brasil e o mundo. Com essa estrutura, a Marinha estará ainda mais próxima, oferecendo um suporte estratégico que agregará valor às operações em Paranaguá e Antonina”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Marinha do Brasil
O comandante do 8.º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, disse que o Serviço de Sinalização Náutica é responsável por mais de dois mil sinais náuticos, como faróis, faroletes, bóias e balizas. “Esses dispositivos garantem que as embarcações entrem e saiam do porto de maneira segura e eficiente, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do comércio exterior e a economia regional”, explicou o vice-almirante.
Para ele, a parceria entre a Marinha do Brasil e a Portos do Paraná para a construção de uma sede definitiva para essa organização, representa um grande avanço. “Com instalações modernas e maior capacidade operacional, poderemos aprimorar ainda mais os serviços prestados, garantindo mais segurança e eficiência para as operações marítimas”, afirmou o vice-almirante.

Ele complementa enfatizando que a Marinha tem atuado para agilizar processos e certificações essenciais para o aumento da movimentação de cargas no Porto de Paranaguá. “O recente anúncio do investimento de R$ 1 bilhão pelo Governo do Estado para a modernização do porto reforça sua importância estratégica para o País. As obras decorrentes desse investimento demandarão aprovações e certificações da Marinha, e a nova sede nos permitirá dar ainda mais celeridade a esses processos”, acrescentou.
Benefícios a Paranaguá
O vice-almirante Trovão destaca que a cidade de Paranaguá é diretamente beneficiada pela parceria entre a Marinha do Brasil e a Portos do Paraná. Principalmente, com relação a segurança da navegação promovida pelo Serviço de Sinalização Náutica do 8.º Distrito Naval.
“A modernização das instalações da Marinha em Paranaguá trará maior agilidade nos processos de certificação e autorização, contribuindo diretamente para a competitividade do Porto. Um porto mais competitivo significa mais empregos e mais oportunidades para a população local, seja em atividades diretamente ligadas às operações portuárias ou em setores complementares, como transporte, comércio e serviços”, reiterou o vice-almirante.
Com a construção da nova sede do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8), Paranaguá reforça seu papel estratégico no cenário portuário nacional, garantindo ainda mais segurança e eficiência para a navegação. A parceria entre a Marinha do Brasil e a Portos do Paraná não apenas fortalece as operações marítimas, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local, gerando empregos e oportunidades para a região. A modernização das instalações e o aumento da capacidade operacional do SSN-8 representam um avanço significativo para o setor, consolidando o Porto de Paranaguá como um dos mais importantes do Brasil.

