Na tarde de quinta-feira, 14, a Folha do Litoral News foi condecorada com a medalha “Amigo da Marinha”. A honraria foi entregue pelo Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, em uma cerimônia restrita, na sede do jornal, seguindo todos os protocolos de prevenção ao novo Coronavírus.
“A Folha do Litoral News é uma grande parceira da Capitania dos Portos do Paraná. Desde 2017, nas suas edições de fim de semana, tem a Coluna Amigo da Marinha e faz alusão às atividades da Capitania e da Marinha em geral. Então, é com muita alegria que a gente pode hoje entregar oficialmente o diploma Amigo da Marinha para a Folha do Litoral News como nossa parceira e agradecer todo apoio prestado durante os anos”, destacou o Capitão de Mar e Guerra.
O título de “Amigo da Marinha” é concedido a instituições, personalidades civis ou militares que se destacaram na divulgação da mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha do Brasil e na divulgação da importância do mar para o País. “Após a indicação dos nomes, é feita uma análise dos indicados e, posteriormente, a aprovação”, falou.
O diretor comercial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho, agradeceu a homenagem. “Uma gratidão eterna nossa em saber que mais do que nunca navegar é preciso. Nós precisamos dos braços fortes da Marinha do Brasil. O nosso agradecimento a você, Capitão Rogerio, e sua equipe”.
Durante a solenidade, quem também recebeu a medalha foi o advogado e associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio Ivan Lapolli Filho. “A Marinha é o sangue que corre em Paranaguá, é a alma do Porto de Paranaguá e parceira do comércio exterior, fundamental para todos, a Marinha transcende”, disse o homenageado.
Anualmente, o Dia Nacional do Amigo da Marinha é comemorado em 6 de novembro, data do aniversário de nascimento do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-ministro da Marinha, escolhido como Patrono das Sociedades Amigos da Marinha (SOAMAR), em razão do trabalho desenvolvido em prol da consolidação e multiplicação dessas associações.
Após dois anos em Paranaguá, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, voltará para o Rio de Janeiro, sua cidade natal e passará o comando da Capitania para o Comandante Vasconcelos no fim do mês de janeiro. “Vou retornar a minha terra natal, mas com muitas saudades daqui, pois fiz grandes amigos. A minha família se adaptou bem aqui em Paranaguá. Estou retornando ao Rio, eu tenho que fazer um curso de carreira na Escola Superior de Guerra. Então, este ano é um ano dedicado aos estudos. O curso começa em fevereiro e seguirá até dezembro de 2021”, ressaltou o capitão.
Leia também: Folha do Litoral News conquista mais uma vez o prêmio Top of Mind