Connect with us

Marinha do Brasil

Escola Naval está com inscrições abertas para novos alunos

A Escola Naval é a instituição de ensino superior mais antiga do País

Publicado

em

O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) está com inscrições abertas para novos alunos na Escola Naval, a instituição de ensino superior da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro responsável pela formação de oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM). Ao todo, são 22 vagas, sendo 12 vagas para mulheres e 10 para homens. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de maio no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br e a taxa será de R$ 65.

É preciso ser brasileiro (a) nato (a), não ser casado (a), não ter união estável, não ter filhos, ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 1º de janeiro de 2021, entre outros. As provas serão realizadas em dois dias subsequentes. No primeiro dia será aplicada uma prova objetiva de Matemática e Física, que terá duração de cinco horas e será constituída de 40 questões, sendo: 20 de Matemática e 20 de Física.

No segundo dia serão aplicadas uma prova objetiva das disciplinas de Português e Inglês e uma Redação,  com duração total de cinco horas. A prova objetiva será constituída de 40 questões, sendo: 20 de Português e 20 de Inglês. Além disto, os candidatos passarão ainda por processos eliminatórios de Verificação de Dados Biográficos (VDB), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física (TAF) com natação e corrida, Verificação de Documentos (VD), Avaliação Psicológica (AP), e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH).

Todos os detalhes do concurso estão no edital disponível no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br

 A Escola Naval

A Escola Naval é a instituição de ensino superior mais antiga do País. Foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, por Carta Régia da Rainha D. Maria I sob a denominação de Academia Real de Guardas-Marinhas. Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia desembarcou no Rio de Janeiro em 1808, trazida a bordo da nau “Conde D. Henrique”. Instalada primeiramente no Mosteiro de São Bento, lá permaneceu até 1832, e a partir daí sofreu inúmeras mudanças de instalações, tendo funcionado inclusive a bordo de navios. Finalmente, em 1938, a Escola Naval instalou-se na Ilha de Villegagnon.

Foto: Divulgação Marinha do Brasil