conecte-se conosco

Marinha do Brasil

Capitão Rogerio Antunes Machado recebe título de Cidadão Honorário de Paranaguá

Honraria foi proposta em 2020 pelo ex-vereador Sargento Orlei e aprovada por unanimidade na Câmara

Publicado

em

Entrega foi feita pelo prefeito Marcelo Roque e presidente da Câmara, Fábio Santos

Na manhã de sexta-feira, 29, o prefeito Marcelo Roque, o vice-prefeito, José Carlos Borba, o presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, vereador Fábio Santos, o ex-vereador e autor do projeto que concedeu a honraria por unanimidade em 2020, Sargento Orlei Nascimento, e legisladores realizaram a entrega do título de Cidadão Honorário ao Capitão da Marinha do Brasil, Rogerio Antunes Machado, que passou o posto de Capitão de Mar e Guerra a André Luiz Morais de Vasconcelos na quinta-feira, 28. O Capitão Rogerio comandou a Capitania dos Portos do Portos do Paraná (CPPR) durante dois anos, quando obteve avanços significativos para Paranaguá e litoral, aos portos paranaenses, bem como teve uma relação próxima com a comunidade parnanguara. O ato de entrega aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Paranaguá. 

O Capitão Rogerio Machado frisou a importância da CPPR em seu comando para o desenvolvimento municipal, bem como em parcerias feitas com o município e todos os  órgãos da cidade. “Isso contribuiu principalmente para os muitos avanços que obtivemos no Porto de Paranaguá. Agradeço muito esta honraria e termos recebido o título de Cidadão Honorário de Paranaguá. Sou muito grato a todas as pessoas, agora sou parnanguara de coração e no registro. Tive uma receptividade enorme junto com minha família, um acolhimento que me deixou muito honrado com este título de Cidadão Honorário”, explica.

“A nossa receptividade aqui foi tão emocionante e acolhedora que brotou o desejo de voltar a morar em Paranaguá”, afirma o Capitão Rogerio, que irá agora ao Rio de Janeiro e posteriormente terá missão na Namíbia

“A mensagem que fica é a de integração entre todos aqui em prol de uma Paranaguá melhor, de um Paraná e um Brasil melhores. Esta é a receita de sucesso”, relata o Capitão. “Além da atuação à frente do Porto, a CPPR exerce um trabalho de viés social muito importante com os cursos profissionalizantes do ensino marítimo onde a gente atende as comunidades insulares”, completa o oficial. “A nossa receptividade aqui foi tão emocionante e acolhedora que brotou o desejo de voltar a morar em Paranaguá, em breve deveremos estar aqui para viver nesta cidade maravilhosa”, explica, destacando que agora fará um curso de carreira na Escola Superior de Guerra, onde posteriormente foi designado para ser Adido Militar na Namíbia, no sudoeste da África. “Devo permanecer lá por dois anos, após completar esta missão espero poder retornar a Paranaguá”, acrescenta.

Parceria 

“Foi uma estada impecável de uma pessoa que se tornou parnanguara de coração e, hoje, tem o título de Cidadão Honorário, pela sua simplicidade, humildade em trabalho”, afirma o prefeito Marcelo Roque

“Foi uma estada impecável de uma pessoa que se tornou parnanguara de coração e hoje, tendo o título de Cidadão Honorário, pela sua simplicidade, humildade em um trabalho impecável no comando, o que ajudou muito na economia do Estado, pois muitas coisas dependem da CPPR, o porto depende. Isso sem falar no lado humano dele, da sua esposa Renata e de toda a sua família, que fazem um trabalho importante na cidade”, afirma o prefeito Marcelo Roque. “O Capitão Rogerio sempre se mostrou um amante de Paranaguá, ele está indo embora, é um protocolo da Marinha que a cada dois anos se troca o comandante, mas ele já falou com sua família que quando ele for para a reserva será um morador em Paranaguá pela acolhida que o povo parnanguara deu a este casal e sua família”, complementa. “Foi um dia feliz, meio que triste por ele nos deixar, mas ele falou que é um até breve. Como amigo pessoal desejo sorte na sua vida profissional longe do município, mas esperando que volte em breve”, afirma.

Câmara Municipal

“Agradeço ao Capitão Rogerio Machado os serviços prestados a nossa cidade à frente da Marinha”, ressalta o presidente da Câmara, vereador Fábio Santos

O presidente da Câmara, vereador Fábio Santos, destacou a importância da homenagem. “Este título de Cidadão Honorário é concedido a pessoas que não nascem na cidade, mas possuem ela no coração. Agradeço ao Capitão Rogerio Machado os serviços prestados a nossa cidade à frente da Marinha”, destaca, ressaltando os avanços obtidos para a cidade e para a movimentação no Porto de Paranaguá. “Só temos a agradecer. Que o Capitão possa voltar para morar na nossa cidade, pois sabemos que ele ama Paranaguá e é deste tipo de pessoa que a cidade precisa”, completa.

Sargento Orlei, autor da honraria concedida quando era vereador em 2020, destacou parceria do Capitão Rogerio com Legislativo e Executivo

“Me sinto honrado como militar por prestigiar os bons trabalhados que a Capitania dos Portos em seu comando fez por Paranaguá e pelo litoral paranaense”, afirma Sargento Orlei, autor da homenagem concedida. “Ele teve uma parceria muito grande com o Executivo e Legislativo, trazendo diversos avanços para o povo parnanguara e do litoral paranaense”, destaca.

Participaram também da solenidade vereadores, secretários municipais, autoridades e familiares do Capitão Rogerio.

Leia também: Capitania dos Portos realiza cerimônia de passagem de comando

Em alta

plugins premium WordPress